06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Paula Solino-
dc.creatorBertoleza, Maria José-
dc.date.accessioned2020-01-20T16:32:37Z-
dc.date.available2020-01-20-
dc.date.available2020-01-20T16:32:37Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationBERTOLEZA, Maria José. Evasão escolar da EJA (Educação de Jovens e Adultos): um estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica, Pariconha – AL. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6389-
dc.description.abstractThe present work of Course Completion has the intention of addressing the relevance of the Youth and Adult Education - EJA, aiming at increasing social exclusion, particularly in the Northeastern Brazil, where many young people and adults end up dropping out of school to enter the labor market, of which few exceed initial years, reflecting on unqualified professionals for the job market. In this sense, the The present study is based on a qualitative and quantitative approach, with an exploratory bibliographic and field research. As a theoretical contribution, authors such as Morales (1999), Moy (2009), Freire (1997) and (2001), among others. The choice of these theorists was based on the need for dialogue between the basic themes of this study: teaching at EJA and dropout school. As an instrument for data collection, questionnaires and interviews, seeking to contribute to the understanding of the causes and consequences of the process evasion of night EJA students enrolled at the Municipal School of Education Basic, located in the high backlands of Alagoas. From the clarification of the reasons that lead EJA students to evade, and evidencing their characteristics, seek support and help to combat their evasion. When choosing education as a means of work, of love, of life it is necessary to put us in the foreground, in the education of young people and adults the development of critical sense, creativity, reading, imagination, in short, awakening that it is possible to overcome the barriers of exclusion through education of excellence and quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleEvasão escolar da EJA (Educação de Jovens e Adultos): um estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica, Pariconha – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de Curso tem o intuito de abordar sobre a relevância da Educação de Jovens e Adultos -EJA, visando a crescente exclusão social, em particular na região do nordeste brasileiro, em que muitos jovens e adultos terminam desistindo da escola para ingressar no mercado de trabalho, dentre os quais poucos ultrapassam anos iniciais, refletindo em profissionais sem qualificação para o mercado de trabalho. Neste sentido, o presente estudo é de uma abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório através da pesquisa bibliográfica e de campo. Como aporte teórico foram utilizados autores como, Morales (1999), Moy (2009), Freire (1997) e (2001), entre outros. A escolha destes teóricos foi com base na necessidade de diálogo entre as temáticas-base deste estudo: o ensino na EJA e a evasão escolar. Como instrumento para o levantamento de dados, foram utilizados questionários e entrevistas, buscando contribuir para a compreensão das causas e consequências do processo de evasão escolar dos alunos da EJA noturno matriculados na Escola Municipal de Educação Básica, localizada no alto sertão alagoano. A partir do esclarecimento dos motivos que levam os alunos da EJA a evadir, e evidenciando as características dos mesmos, buscar medidas de apoio e ajudar no combate à evasão destes. Ao escolhermos a educação como meio de trabalho, de amor, de vida é necessário colocarmos em primeiro plano, na educação de jovens e adultos, o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da leitura, da imaginação, enfim, despertar que é possível ultrapassar as barreiras da exclusão através de uma educação de excelência e qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.