06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Adeilson da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Barbosa-
dc.creatorSantos, Thamires dos-
dc.date.accessioned2020-01-14T15:00:20Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T15:00:20Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Thamires dos. O lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6377-
dc.description.abstractThis research presents an analysis about playfulness as a pedagogical resource of teaching and learning in Portuguese language classes with deaf students. This research aimed to analyze the benefits generated from the application of playfulness as an instrument of inclusion, the importance of using playful resources in the teaching and learning process, as well as examining videos from the Youtube channel and the book by Ronice de Muller Quadros and Magalli Schmiedt: “Ideas for teaching Portuguese to deaf students”, in order to identify if these materials have content available with this theme, and that can be worked by teachers in the classroom. Considering that this is a bibliographic research, they were used for theoretical basis: reading books, articles and websites, as well as works by authors on this subject such as: Ronice de Muller Quadros and Jean Piagett. This research aimed to present the ludic as a pedagogical tool not only of teaching and learning, but also of inclusion, seeking to obtain positive results in the process of obtaining knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titlelúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise acerca do lúdico como um recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos. Buscou-se na presente pesquisa analisar os benefícios gerados a partir da aplicação do lúdico como um instrumento de inclusão e a importância da utilização de recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem. Considerando que metodologicamente trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico foram ultilizados para embasamento teórico: livros, artigos científicos, artigos publicados em sites. Vídeos do canal Youtube e o livro de Ronice de Muller Quadros e Magalli Schmiedt: “Ideias para ensinar português para alunos surdos”, a fim de identificar se estes materiais possuem conteúdos disponíveis com a presente temática, e que possa ser trabalhado pelos professores em sala. Foram utilizados também matérias dos seguintes autores: Piagett, Saussure, Santos, Gesser, Cavalcanti, dentre outros. Concluímos que o lúdico pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica não somente de ensino e aprendizagem, mas também de inclusão, no processo de escolarização, especificamente no que se refere ao ensino de língua portuguesa para surdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos.pdf789.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.