06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee2Silva, Denson André Pereira da-
dc.creatorLima, Taciana da Silva Lima-
dc.date.accessioned2020-01-14T14:49:27Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T14:49:27Z-
dc.date.issued2019-09-04-
dc.identifier.citationLIMA, Taciana da Silva. Os nomes de unidades escolares de Água Branca – AL: toponímia, identidade e educação. 2020. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6376-
dc.description.abstractIn this work, we investigated ten denominations of teaching institutions of Água Branca, microregion municipality of the highland of Alto Sertão Alagoano. The interest in researching the proposed theme arises from the curiosity of understanding how this type of denomination is established, identifying which factors - whether linguistic, social, cultural, religious, etc. - which influenced and motivated the choice of these names. The research is qualitative and quantitative, which takes into account the quantification and analysis of the cataloged dada by means of bibliographic research and research of field. The theoretical framework is established in toponymic studies, taking as references: Dick (1990b, 2004) and by other researches in this area, such as Dargel (2003), Zamariano (2012), Ramos (2008), Isquerdo (1997) and, Santos (2019). For data interpretation, we use data collection via semi-structured interview, with a script of questions with seven (07) questions. The results indicate that the names of schools honor male and female patrons, as well as homage to Catholic saints, due to cultural, social and religious factors of the Água Branca population. Thus, the corpus presents only two (2) taxonomies of an anthropocultural nature, namely: Anthropotoponymous and Hagiotoponymous. Our analysis also points out that the morphological structures of all ten (10) names of Água Branca schools are non-hybrid compounds as they are all orthonyms in the Portuguese language. Regarding denominational variants, the data indicates that some schools are identified by the hypocoristic of the toponym referent. Data from public and private municipal schools cataloged in lexicographic-toponymic forms will serve as an inventory for the academic public and, in particular, the scholar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectToponímiapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectNomes de escolaspt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleOs nomes de unidades escolares de Água Branca – AL: toponímia, identidade e educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investigamos dez denominações de instituições de ensino de Água Branca, município da microrregião Serrana do Alto Sertão Alagoano. O interesse em pesquisar a temática proposta surge a partir da curiosidade de entender como se estabelece esse tipo de denominação, identificando quais fatores – sejam linguísticos, sociais, culturais, religiosos. – que influenciaram e motivaram a escolha desses nomes. A pesquisa tem caráter qualiquantitativo, que leva em consideração a quantificação e a análise dos dados catalogados por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo. O referencial teórico se estabelece nos estudos toponímicos, tomando como referências autores que tratam de denominação de lugares, a exemplo de Dick (1990b, 2004), numa orientação linguística, mas também interdisciplinar. Assim, dados extralinguísticos auxiliam na discussão sobre memória e política de nominação de lugares. Para a interpretação dos dados, valemo-nos da coleta de dados via entrevista semiestruturadas, com um roteiro de perguntas com sete (07) questões. Os resultados apontam que os nomes das escolas homenageiam patronos dos gêneros masculino e feminino, além de homenagem a santas católicas, devido a fatores culturais, sociais e religiosos da população água-branquense. O corpus apresenta, assim, apenas duas (2) taxionomias de natureza antropocultural, a saber: Antropotopônimo e Hagiotopônimo. Nossa análise também aponta que as estruturas morfológicas de todos os dez (10) nomes de escolas de Água Branca são compostos não híbridos, pois são todos ortônimos em língua portuguesa. Em relação às variantes denominativas, os dados apontam que algumas escolas são identificadas pelo hipocorístico do referente toponímico. Os dados das escolas municipais públicas e privada catalogados em fichas lexicográfico-toponímicas servirão como inventário para o público acadêmico e, em particular, o escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os nomes de unidades escolares de Água Branca - AL; toponímia, identidade e educação.pdf3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.