06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Aline dos-
dc.contributor.referee2Costa, Januacele Francisca da-
dc.creatorXavier, Mayara Barros-
dc.date.accessioned2020-01-14T11:40:43Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T11:40:43Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationXAVIER, Mayara Barros. Crianças e atitudes linguísticas: estudo sobre o que pensam discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola de Delmiro Gouveia – AL. 2020. 57 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6370-
dc.description.abstractThis research presents an investigation about beliefs and linguistic attitudes expressed by students of the 3rd year of High School of the State School Francisca Rosa da Costa, in the city of Delmiro Gouveia - AL. We sought to analyze the manifestations of linguistic beliefs and attitudes in Portuguese language teaching, present in Northeastern students attending the last year of high school. To guide the study, theoretical-methodological principles of Sociolinguistics were used as: LABOV (2008); BORTONI-RICARDO (2004, 2005), of studies on linguistic beliefs and attitudes: SANTOS (1996); SILVA and AGUILERA (2014); COAN and FREITAG (2010). The corpus was collected through a questionnaire (adapted by BARBOSA and CUBA, 2015) with 40 students / informants from the locality, in which the questions were adapted to the sociolinguistic and cultural reality of the community, with specific questions to evaluate the linguistic beliefs and attitudes of the informants in relation to the languages in contact and the Portuguese language. The analysis of the corpus was guided by a qualitative-quantitative approach, since in addition to the quantitative analysis in which the answers were quantified for statistical purposes in the presentation of the results, yielding tables and graphs, the qualitative analyzes the interpretation of the responses of the informants on the issues addressed in the questionnaire. The results indicated, in general, positive beliefs and linguistic attitudes of the informants, but there were also a small number of informants who presented manifestations of linguistic prejudice; to believe in false beliefs, and to evaluate negatively other linguistic varieties. Thus, it is believed that there are still many sociolinguistic works to be developed in the field of linguistic beliefs and attitudes in the educational field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleCrianças e atitudes linguísticas: estudo sobre o que pensam discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola de Delmiro Gouveia – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre crenças e atitudes linguísticas expressas por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisca Rosa da Costa, na cidade de Delmiro Gouveia – AL. Buscou-se analisar as manifestações de crenças e atitudes linguísticas no ensino de Língua Portuguesa, presentes em alunos nordestinos cursando o último ano do ensino médio. Para nortear o estudo, foram utilizados princípios teórico-metodológicos da Sociolinguística como: LABOV (2008); BORTONI-RICARDO (2004, 2005), dos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas: SANTOS (1996); SILVA e AGUILERA (2014); COAN e FREITAG (2010). O corpus foi coletado através de um questionário (adaptado de BARBOSA E CUBA, 2015) com 40 alunos/informantes da localidade, em que as perguntas foram adaptadas à realidade sociolinguística e cultural da comunidade, com questões específicas para avaliar as crenças e atitudes linguísticas dos informantes em relação as variedades linguísticas e a língua portuguesa. A análise do corpus foi guiada por uma abordagem quali-quantitativa, pois além da análise quantitativa em que as respostas foram quantificadas para fins estatísticos na exposição dos resultados, rendendo tabelas e gráficos, a qualitativa que busca interpretar as respostas dos informantes. Os resultados indicaram, de modo geral, crenças e atitudes linguísticas positivas dos informantes, mas houve também, uma pequena parcela de informantes que apresentaram manifestações de preconceito linguístico; de acreditar em falsas crenças, além de avaliarem negativamente outras variedades linguísticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.