00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6362
Tipo: Dissertação
Título: O estudo dos vertebrados como um aspecto da educação ambiental
Título(s) alternativo(s): The study of vertebrates as an aspect of environmental education
Autor(es): Moura, João Paulo da Silva
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jorge Luiz Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Garraffoni, André Rinaldo Senna
Resumo: Diante da necessidade crescente de se trabalhar cientificamente o conhecimento, que está presente na vida de cada um de nós, principalmente com os estudantes das escolas públicas do Brasil, o ensino de Biologia tem o papel de deixar de ser apenas mera transmissão de conhecimentos e levar a construção do intelecto e do pensamento criativo, assim como todas as ciência que buscam desenvolver o conhecimento para a vida. Nesse sentido, o ensino de Zoologia passa por diversos problemas. A presente pesquisa teve como problematização a seguinte questão: Como trabalhar de forma pertinente os conteúdos de Zoologia, especificamente a Zoologia dos Vertebrados no Ensino Médio, utilizando estratégias e recursos alternativos de ensino, partindo da vivência e realidade local dos estudantes e baseada nos princípios da Educação Ambiental, para tentar garantir uma aprendizagem significativa? Sendo assim, o objetivo foi de investigar a relação do ensino de Zoologia dos Vertebrados e Educação Ambiental no Ensino Médio e estratégias que visem a melhor aprendizagem dentro da disciplina de Biologia. Os sujeitos foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio, com faixa etária entre 14 e 17 anos, de uma escola pública da cidade de Paulo Afonso, no interior da Bahia, além de dez professores de Biologia de escolas públicas dessa mesma cidade. A investigação científica fez uso de estratégias e recursos alternativos de ensino baseadas na construção de Sequências Didáticas (SDs) sobre a Zoologia dos Vertebrados (produto resultado desta pesquisa) da vivência dos estudantes e professores, dos conhecimentos da fauna local e dos conhecimentos sobre a Educação Ambiental (EA), tratando-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com coleta de dados através da aplicação de questionários e análise de conteúdo. Aplicou-se a pesquisa em duas turmas, onde uma turma vivenciou as estratégias de ensino alternativas elaboradas (com uso do produto) e outra turma participou apenas de aulas expositivas baseadas no ensino tradicional, e com isso pode-se comparar resultados na construção do conhecimento dentro da temática em questão. O produto, as SDs baseadas em estratégias e recursos diversificados, sobre de ensino da Zoologia dos Vertebrados foi compilado em forma de material textual que pode ser adaptado a sala de aula. Constatou-se, ao final da pesquisa, com a análise dos dados obtidos, que as estratégias alternativas de ensino favoreceram a construção do conhecimento científico dos estudantes, em contrapartida às aulas expositivas e tradicionais de ensino, lhes dando autonomia, valorizando o trabalho do professor de Biologia e desenvolvendo habilidades essenciais da metodologia científica referente aos conhecimentos da Zoologia e da Educação Ambiental.
Abstract: Faced with the growing need to work scientifically on knowledge, which is present in the lives of each of us, especially with the students of the public schools of Brazil, the teaching of Biology has the role to stop being merely a transmission of knowledge and lead the construction of intellect and creative thinking, as well as all the science that seeks to develop knowledge for life. In this sense, the teaching of Zoology goes through several problems. The present research had as problematization the following question: How to work in a pertinent way the contents of Zoology, specifically the Zoology of Vertebrates in High School, using strategies and alternative teaching resources, based on the local experience and reality of the students and based on the principles of Environmental Education, to try to ensure meaningful learning? Therefore, the objective was to investigate the relationship of the teaching of Vertebrate Zoology and Environmental Education in High School and strategies that aim at the best learning within the discipline of Biology. The subjects were students of the second year of high school, aged between 14 and 17 years, from a public school in the city of Paulo Afonso, in the interior of Bahia, and ten professors of Biology of public schools of the same city. Scientific research has made use of strategies and alternative teaching resources based on the construction of Didactic Sequences on Vertebrate Zoology (the result of this research) of students 'and teachers' experience, knowledge of local fauna and knowledge about Environmental Education, a descriptive research of qualitative character, with data collection through the application of questionnaires and content analysis. The research was applied in two classes, where one group experienced the alternative teaching strategies elaborated (with use of the product) and another group participated only in expositive classes based on traditional teaching, and with this one can compare results in the construction of knowledge within the theme in question. The product, the Didactic Sequences based on strategies and diversified resources, about teaching Vertebrate Zoology was compiled in the form of textual material that can be adapted to the classroom. Finally, it was found that alternative teaching strategies favored the construction of students' scientific knowledge, in contrast to the lectures and traditional teaching, giving them autonomy, valuing the work of the biology teacher and developing essential skills of the scientific methodology related to knowledge of Zoology and Environmental Education.
Palavras-chave: Meios de ensino - Ensino médio
Vertebrados (Zoologia)
Educação ambiental
Teaching strategies
Vertebrate Zoology
Environmental Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: MOURA, João Paulo da Silva. O estudo dos vertebrados como um aspecto da educação ambiental. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6362
Data do documento: 31-jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estudo dos vertebrados como um aspecto da educação ambiental.pdf4.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.