00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6340
Tipo: Tese
Título: Avaliação como possibilidade transformativa: (re)pensando a avaliação no ensino-aprendizagem de língua espanhola
Título(s) alternativo(s): La evaluación como posibilidad transformativa: (re)pensando la evaluación en la enseñanza-aprendizaje de La lenhgua española
Autor(es): Araújo, Welma Júlia Santos de Lima
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Ifa, Sérgio
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral refletir sobre os processos avaliativos no contexto de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Esta pesquisa foi motivada pelas minhas experiências como professora de língua espanhola no ensino superior, quando questionei minha própria forma de avaliar. Após este momento de reflexão da minha prática docente, busquei em outros contextos como se dava o processo avaliativo e a proposta inicial foi pensada apenas na observação e participação em encontros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)– Letras Inglês/Espanhol – UFAL, com foco num grupo de 4 alunas de espanhol. Os dados advêm de diários reflexivos produzidos tanto por mim como pelas alunas de espanhol do Pibid, permitindo pensar sobre a avaliação, olhando para o processo de formação como um todo, em constante movimento de ir e vir. Vale ressaltar que, no segundo ano de pesquisa precisei realizar um estágio de docência (obrigatório para doutorandos bolsistas/Capes) e minha experiência nesse estágio se tornou dado para a pesquisa a partir do momento que permiti que os alunos do estágio avaliassem minhas aulas. Contudo, persistindo em busca do objetivo traçado, percebi que o contexto não pôde se limitar aos encontros no Pibid nem na minha experiência do estágio de docência, visto que estes contextos onde os sentidos sobre avaliação no ensino-aprendizagem de línguas circulam é muito mais amplo. Por isso, observei e analisei aqueles pertinentes a uma visão contemporânea de ensino de LE, em que a língua é mais que um sistema de regras, ela pode ser possibilidades para construção de significados. A saber: as avaliações de língua espanhola no ENEM de 2014 a 2018, a avaliação de língua espanhola Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) do curso de Letras/Espanhol de 2017 e a avaliação nos livros didáticos de espanhol aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para análise dos dados me embasei nas teorias acerca dos sentidos na perspectiva de Bakhtin (2003) que nos remete aos conceitos de tema e significação na língua. Além das teorias em torno da avaliação Luckesi (2011), Hoffmann (1998), Saul (1995). Assim, evidenciei os temas que emanaram dos dados e os novos sentidos que a avaliação me trouxe no momento que, minhas histórias, enquanto professora de língua espanhola, foram confrontadas e relacionadas com todo o material analisado. Acredito que pesquisas nessa área ainda são necessárias para motivar a reflexão séria sobre o que fazemos (e, nesse caso, como e por que avaliamos), para sairmos do automático, sempre repetindo os mesmos atos sem nos indagar o sentido do quê fazemos e se o que fazemos ajuda o aluno a aprender e a transformar o meio em que vive e a si mesmo.
Abstract: This thesis aimed to reflect on the evaluative processes in the context of teaching-learning of Spanish language. This research was motivated by my experiences as a Spanish language teacher in higher education, when I questioned my own way of evaluating. After this moment of reflection on my teaching practice, I searched in other contexts as the evaluation process took place and the initial proposal was thought only on observation and participation in meetings of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (Pibid) - Letras Inglês /Espanhol - UFAL, focusing on a group of four Spanish students. The data come from reflective diaries produced by me as well as Pibid's Spanish students, allowing us to think about the evaluation, looking at the teacher education process as a whole, in constant movement of coming and going. It is noteworthy that in the second year of research I had to do a teaching internship (required for doctoral students / Capes) and my experience in this internship became data to the research from the moment I allowed the students of the internship to evaluate my classes. However, persisting in pursuit of the goal set, I realized that the context could not be limited to meetings at Pibid or in my experience of the teaching internship, as these contexts where the meanings of evaluation in language teaching-learning circulate are much broader. Therefore, I observed and analyzed those pertinent to a contemporary view of LE teaching, where language is more than a system of rules, it can make sense-making possible. Namely: the Spanish language evaluations in ENEM 2014-2018, the Spanish language evaluation National Student Performance Exam (ENADE) of the 2017 Language / Spanish course and the evaluation in the Spanish textbooks approved in the National Program of the Textbook (PNLD) 2018. For data analysis I was based on the theories about the senses in the perspective of Bakhtin (2003) that brings us to the concepts of theme and meaning in the language. In addition to the theories around evaluation by Luckesi (2011), Hoffmann (1998) and Saul (1995). Thus, I highlighted the themes that emanated from the data and the new meanings that the evaluation brought me at the moment by my stories as a Spanish language teacher which were confronted and related to all the material analyzed. I believe that researches in this area is still needed to motivate serious reflection on what we do (and in this case, how and why we evaluate), to get out of automatic, always repeating the same acts without asking us the meaning of what we do and if What we do helps students learn and transform their environment and themselves.
RESUMEN: Esta tesis tuvo como objetivo general reflexionar sobre los procesos evaluativos en el contexto de enseñanza-aprendizaje de lengua española. La pesquisa fue motivada por mis experiências como profesora de lengua española en nivel superior, cuando he cuestionado la forma como yo concebía la evaluación en las clases. Después de este momento de reflexión de mi práctica de enseñanza, he buscado en otros contextos como ocurría el proceso evaluativo, y la propuesta inicial, fue pensada solo en la observación y la participación en los encuentros del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)– Letras Inglés/Español – UFAL, con um grupo de 4 alumnas de español. Los datos fueron adquiridos por medio de diarios reflexivos producidos por las alumnas de español do Pibid y por mí, permitiéndome pensar sobre La evaluación, mirando para el proceso de formación como un todo, en constante movimiento de ir y venir. Vale señalar que, en el segundo año de pesquisa necesité realizar una pasantía de enseñanza (obligatório para estudiantes de doctorado becarios/Capes) y la experiencia en La pasantía se ha convertido en datos para la pesquisa a partir del momento que he permitido que los alumnos de la pasantía evaluasen mis claes. Sin embargo, persistiendo en la busca por el objetivo delineado, he percebido que el contexto no se limitava en los encuentros en el Pibid ni en mi experiencia con la pasantía de enseñanza, pues los contextos dónde los sentidos sobre evaluación en la enseñanza-aprendizaje de lenguas circulan es mucho más amplio. Por eso, he observado y analizado aquellos pertinentes a una visión contemporánea de ensenãnza de LE, en que la lengua es más que un sistema de reglas, ella puede ser posibilidades de construcción de los significados. A saber: las evaluaciones de lengua española en ENEM de 2014 a 2018, La evaluación de lengua española en el Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) del curso de Letras/Español de 2017 y la evaluación en los libros didácticos de español aprobados en el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para análisis de los datos me he embasado en las teorías acerca de los sentidos en la perspectiva de Bakhtin (2003) que se refiere a los conceptos de tema y significación en la lengua. Además de las teorías sobre La evaluación: Luckesi (2011), Hoffmann (1998), Saul (1995). Así, he evidenciado los temas emanados de los datos y los nuevos sentidos que la evaluación me trajo en el momento que, mis historias, como profesora de lengua española, fueron confrontadas y relacionadas con todo el material analizado. Creo que pesquisas en esta área todavia son necesarias para motivar uma discusión seria sobre lo que hacemos (y, en ese caso, cómo y por qué evaluamos), para abandonarmos el automatismo, siempre repetiendo los mismos actos sin indagarnos sobre El sentido de lo que hacemos y si lo que hacemos ayuda el alumno a aprender y a convertir su contexto y a si mismo.
Palavras-chave: Línguas estrangeiras – Estudo e ensino
Língua estrangeira – Agente transformador
Língua espanhola – Ensino e aprendizagem
Lenguas extranjero - Estudio y enseñanza
Lenguas extranjero - Agente transformador
Lengua Española - Enseñanza y Aprendizaje
Foreign Languages - Study and Teaching
Foreign Languages - Transformative agent
Spanish Language - Teaching and Learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: ARAUJO, Welma Júlia Santos de Lima. Avaliação como possibilidade transformativa: (re)pensando a avaliação no ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2019. 121 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6340
Data do documento: 25-set-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.