00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580pt_BR
dc.creatorCordeiro Neto, Alyrio Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139896395112684pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T17:28:10Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-12-18T17:28:10Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationCORDEIRO NETO, Alyrio Alves. Cálculo integral para o Ensino Médio. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6289-
dc.description.abstractIn the exams of the Program for International Student Assessment (Pisa), there are questions that assess the student’s ability to estimate areas of a region of the plane, where the boundary is not given only by straight line segments, using information contained in a map. Motivated by these problems, we present a didactic sequence to introduce, in High School, rudimentary notions of the Integral Calculus, with the help of the software of dynamic geometry, the GeoGebra, so that we can obtain the estimates. We also show that through the knowledge about integration processes, students of the last stage of Basic Education can develop some specific skills and abilities of Mathematics and its technologies described in the National Curricular Common Base (BNCC).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeoGebra (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectIntegral Calculuspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectAreapt_BR
dc.subjectEstimationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCálculo integral para o Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeIntegral calculus for high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNos exames do Programme for International Student Assessment (Pisa), há questões que avaliam a capacidade do estudante de estimar áreas de uma região do plano, onde a fronteira não é dada apenas por segmentos de reta, mediante as informações contidas num mapa. Motivados por esses problemas, apresentamos uma sequência didática para introduzir, no Ensino Médio, noções rudimentares do Cálculo Integral, com auxílio do software de geometria dinâmica, o GeoGebra, para que possamos obter as estimativas. Mostramos também que, por intermédio dos conhecimentos sobre os processos de integração, os estudantes da última etapa da Educação Básica podem desenvolver algumas competências e habilidades específicas de Matemática e suas tecnologias descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cálculo integral para o Ensino Médio.pdf7.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.