06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.referee2Santos, Sergiana Vieira dos-
dc.creatorLima, Vanilda Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-12-17T18:21:20Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T18:21:20Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationLIMA, Vanilda Rodrigues de. Educação em espaços não formais: o projeto CASCA no município de Delmiro Gouveia – AL. 2019. 76 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6285-
dc.description.abstractAt present, the issue of mitigating social inequalities has gained insight in the general scenario. Education, as well as school, has been used as a means of bringing about effective change. Given this perspective, this paper aims to understand the importance of Non-formal Education applied in socially vulnerable communities from the work done by the CASCA Project, located in Vila 25, in the city of Delmiro Gouveia -AL. This research is classified as basic research seeking the description of the object of study, the social project, and the relationship with the community in view of educational practices based on Moacir Gadotti's theoretical framework about the definition of Non-formal Education, and Maria da Glória Gohn, with studies in the area of education in view of the role of the social educator. Therefore, the methodology adopted for this study is a qualitative and quantitative approach, seeking the interpretation of the information and data collected through an interview with the founder of the social project, as well as a school of the municipal school, which enrolled in Formal Education a group of individuals literate by the project. The research results show how the process of inclusion in social risk communities is very important for society, and the performance of social projects, such as the research object, are essential for social uniqueness. At the end of the process carried out during this study, it is concluded that initiatives such as the one carried out by the researched social project are extremely important for society, as they use Non-Formal Education as a core for the social inclusion of individuals living in urban areas. risky.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectProjeto CASCApt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectProjeto socialpt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação em espaços não formais: o projeto CASCA no município de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, a questão da mitigação das desigualdades sociais ganhou visão no cenário geral. A educação, assim como a escola, tem sido utilizada como meio de oportunizar mudanças efetivas. Diante dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo compreender a importância da Educação Não-formal aplicada em comunidades socialmente vulneráveis a partir dos trabalhos realizados pelo Projeto CASCA, localizado na Vila 25, na cidade de Delmiro Gouveia -AL. Esta pesquisa é classificada como pesquisa básica buscando a descrição do objeto de estudo, o projeto social, e a relação com a comunidade em vista as práticas educacionais baseando-se no referencial teórico de Moacir Gadotti, acerca da definição da Educação Não-formal, e Maria da Glória Gohn, com estudos realizados na área da educação em vista ao papel do educador social. Para tanto, a metodologia adotada para este estudo é de abordagem quali-quantitativa, buscando a interpretação das informações e dados coletados por meio de entrevista realizada com o fundador do projeto social, assim como de uma escola da rede municipal de ensino, a qual matriculou na Educação Formal uma turma de indivíduos alfabetizados pelo projeto. Os resultados da pesquisa mostram como o processo de inclusão em comunidades de risco social é bastante importante para a sociedade, sendo a atuação de projetos sociais, tais como o objeto da pesquisa, essenciais para a unicidade social. Ao término do processo realizado durante este estudo, chega-se à conclusão que iniciativas como a realizada pelo projeto social pesquisado são de extrema importância para a sociedade, pois utilizam como cerne a Educação Não-formal para a inclusão social de indivíduos que vivem em áreas de risco.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação em espaços não formais; o projeto CASCA no município de Delmiro Gouveia - AL.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.