06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, José Roberto da-
dc.creatorFeitoza, Sabryna da Silva Alves-
dc.date.accessioned2019-12-17T17:48:19Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T17:48:19Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationFEITOZA, Sabryna da Silva Alves. Educação de jovens e adultos EJA - da universidade à escola: uma análise do município de Delmiro Gouveia – AL. 2019. 53 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6284-
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo principal conocer el proceso de enseñanza y aprendizaje de los docentes, a través de los avances y desafíos de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), que comprende la modalidad de enseñanza de la universidad a la escuela con su formación y lucha diaria de los estudiantes. aula Nuestro propósito era entender la EJA, reflejando la modalidad de enseñanza de la universidad a la escuela, refiriéndose a una escuela en Delmiro Gouveia. La metodología es de carácter cualitativo, junto con un estudio de caso, aplicado en un cuestionario, realizado en una escuela municipal citada. Basándose en las teorías y conceptos de los autores Paulo Freire (2005), Arroyo (2017), Moura (2001), Haddad y Di Pierro (2000), Soares (1999) entre otros. Algunos resultados obtenidos fueron: el análisis de las universidades muestra que poco se discute sobre la EJA desde la educación superior, lo que debilita el sistema educativo en la enseñanza teórica de esta modalidad. Otro resultado fue el cuestionario de la encuesta con docentes, que muestra por el discurso de los docentes la falta de estructura en los recursos didácticos, así como el descuido de la educación continua y los incentivos de las políticas públicas para que EJA pueda ser notada como una modalidad de educación. educación importante para Brasil, que abarca a millones de jóvenes y adultos que aún no saben leer ni escribir en el país.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos EJA - da universidade à escola: uma análise do município de Delmiro Gouveia – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo conhecer o processo de ensino aprendizagem dos professores, mediante aos avanços e desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendendo a modalidade de ensino da universidade à escola com sua formação e luta diária dos alunos a permanência da sala de aula. Nosso propósito foi compreender a EJA, refletindo a modalidade ensino da universidade à escola, referente a uma escola do município de Delmiro Gouveia/Al. A metodologia é de caráter qualitativo, em conjunto com um estudo de caso, aplicado em questionário, realizado em uma escola município citado. Sendo fundamentada nas teorias e conceitos dos autores Paulo Freire (2005), Arroyo (2017), Moura, (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Soares (1999) entre outros. Alguns resultados obtidos foram: o currículo das universidades nos mostra que pouco se discute sobre a EJA já desde o ensino superior, enfraquecendo assim o sistema educacional no ensino teórico desta modalidade. E outro resultado, foi o questionário da pesquisa com os professores, aonde se percebe pela fala dos docentes a falta de estrutura tanto nos recursos didáticos, quanto ao descaso de formação continuada e incentivos de políticas públicas para que a EJA possa ser notada como uma modalidade de ensino importante para o Brasil, abrangendo assim milhões de jovens e adultos ainda não alfabetizados e letrados existentes no país. Relatando assim, as dificuldades na realização da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.