06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee2Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.creatorOliveira, Marinete Morais Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:54:38Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:54:38Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marinete Morais Ferreira de. A importância do programa AABB comunidade na vida social e educativa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município de Delmiro Gouveia. 2019. 92 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6282-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to investigate the importance of the actions that were offered by the socio educational program AABB (Athletic Association Bank of Brazil) Community in the municipality of Delmiro Gouveia-AL. Thus we seek subsidies to know how children and adolescents were contemplated with integrated educational practices. We also intend to analyze which aspects of the program aimed at the pursuit of citizenship, in this perspective, the methodology of analysis is characterized by a literature review and a qualitative case study, starting from an investigation about this reality through an interview with collaboration of some former participants of the AABB Community Delmiro Gouveia-AL program who, directly or indirectly, were part of this program. In this scenario, the analysis highlights the real intention of ascertaining the importance of public policies for the permanence of socio-educational programs because it is through this partnership that the rights of children and adolescents in socially vulnerable situations can be provided. The results obtained and analyzed highlight that the program was a link between creativity, comprehensiveness and emancipatory awareness, so the partnership between programs that provide socio-educational actions is necessary so that EDUCATES can develop in broad dimensions encompassing social, educational factors. , cognitive, affective among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integradapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAssociação Atlética Banco do Brasil - AABBpt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleimportância do programa AABB comunidade na vida social e educativa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município de Delmiro Gouveiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central investigar a importância das ações que eram ofertadas pelo programa sócio educativo AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) Comunidade no município de Delmiro Gouveia-AL. Deste modo buscamos subsídios para conhecer de qual maneira as crianças e adolescentes eram comtempladas com práticas educativas integradas. Pretendemos também, analisar quais os aspectos do programa que visavam a busca pela cidadania, nessa perspectiva, a metodologia de analise se caracteriza por uma revisão bibliográfica e um estudo de caso qualitativo, partindo de uma investigação acerca dessa realidade mediante uma entrevista que contou com a colaboração de alguns ex- participantes do programa AABB Comunidade de Delmiro Gouveia-AL que, de forma direta ou indireta, fizeram parte deste programa. Nesse cenário, a análise destaca a real intenção de averiguar a importância das políticas públicas para a permanência de programas sócio educativos pois é através dessa parceria que se podem proporcionar os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os resultados obtidos destacam que o programa era um elo entre a criatividade, integralidade e consciência emancipatória, por tanto a parceria entre programas que proporcionam ações sócio educativas se faz necessário para que os educandos possam se desenvolver em amplas dimensões abrangendo fatores sociais, educacionais, cognitivos, afetivos entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.