06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6277
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: No cordel, a performatização da(s) mulher(es): um estudo em linguística queer.
Autor(es): Souza, Luana Rafaela dos Santos de
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Hoffnagel, Judith
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Cezar Alexandre Neri
Resumo: Na contemporaneidade ainda vivemos condições de gênero que são gritantes, pois o poder tem sido sempre exercido pelos homens. No entanto, determinar a origem da inferiorização da mulher é algo complexo. A esse respeito, muitos antropólogos explicam que essa inferiorização desenvolveu-se com a própria sociedade, a partir do momento em que se teve a divisão do trabalho entre função de homens e mulheres. Assim, começou-se a se consolidar uma existência quase natural em que a mulher por ser considerada frágil e por não ser vista como tendo um aspecto físico ágil não poderia caçar, lutar, ficando, então, no espaço doméstico. Além disso, estamos situados também na compreensão de gênero intelifivel, no senso comum denominante. Nesse contexto, este estudo objetivou compreender que visão de mulher(es) impera em folhetos de cordel do século XIX e XX. Para isso, foram selecionados três folhetos de Leandro Gomes de Barros, quais sejam, “Os Martírios de Genoveva”, de 1874, “O testamento da Cigana Esmeralda”, de 1874, e “História da Donzela Teodora”, de 1875, com republicação na década de 1970. A pesquisa perpassa por questões como: i) que sentidos foram autorizados nos folhetos?, ii) que sujeitos foram nessas enunciações autorizados?, iii) que “citações” foram repetidas?, iv) será que tais “frases anteriores” têm poder vinculante? e v) será que os cordéis se constituem em atos performativos com êxito?. Nosso estudo está situado no campo da linguística Queer, campo que assume um lugar teórico-metodológico nos estudos em linguagem voltando seu olhar para as identidades em condição de pós-identidade. Seu objetivo é ancorado na relação entre sujeito, linguagem, significado e identidade, relação que deve ser estranhada. A pesquisa foi realizada em perspectiva indisciplinar/transdisciplinar, dialogando com a literatura, em Alves (2013), Barroso (2012), Medeviédev (2012) e Tezza (2001), com os propósitos da Linguística Aplicada, na qual abordamos a etnolinguística da fala viva, que enxerga a lingua(gem) como constante processo, tratando-a como viva por meio da enunciação concreta, como “atos de fala”. A etnolinguística da fala viva ajuda-nos a enxergar os diversos textos sejam orais ou escritos, como atividades dos sujeitos sobre a linguagem nas relações sociais com outros sujeitos. Buscamos fundamentação em Bento (2014), Borba (2006), Misekolci (2014), Louro (2008), Moita Lopes (2006), Nelson (2006), Santos Filho (2012, 2015a, 2015b, 2015c), entre outros.
Abstract: In contemporary times we still live gender conditions that are screaming, because the power has always been exercised by men. However, determining the source of women's inferiority is complex. In this respect, many anthropologists explain that this inferiorization developed with society itself, from the moment when the division of labor between the function of men and women was made. Thus, an almost natural existence began to be consolidated in which the woman, being considered fragile and not being seen as having an agile physical aspect, could not hunt, fight and then stay in the domestic space. Moreover, we are also situated in the understanding of intelligible gender, in the denominator common sense. In this context, this study aimed to understand what view of women (s) prevails in twentieth and twentieth century cord leaflets. For this, three leaflets of Leandro Gomes de Barros were selected, namely, “The Martyrdoms of Genoveva”, 1874, “The Testament of the Emerald Gypsy”, 1874, and “History of the Maiden Teodora”, 1875, with republication. in the 1970s. The research goes through questions such as: i) what meanings were authorized in the leaflets ?, ii) what subjects were in these authorized utterances ?, iii) which “quotes” were repeated? ”Have binding power? and v) do the twines constitute successful performing acts? Our study is situated in the field of queer linguistics, a field that assumes a theoretical and methodological place in language studies turning its gaze to identities in post-identity condition. Its purpose is anchored in the relationship between subject, language, meaning and identity, a relationship that must be strange. The research was conducted in an indisciplinary / transdisciplinary perspective, dialoguing with the literature, in Alves (2013), Barroso (2012), Medeviédev (2012) and Tezza (2001), with the purposes of Applied Linguistics, in which we address the ethnolinguistics of speech. living, which sees language as a constant process, treating it as living through concrete enunciation, as 'speech acts'. The ethnolinguistics of living speech helps us to see the various texts, whether oral or written, as subjects' activities about language in social relations with other subjects. We seek grounding in Bento (2014), Borba (2006), Misekolci (2014), Louro (2008), Moita Lopes (2006), Nelson (2006), Santos Filho (2012, 2015a, 2015b, 2015c), among others.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Linguística Queer
Performatividade
Literatura de cordel
Mulher
Gênero
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SOUZA, Luana Rafaela dos Santos de. No cordel, a performatização da(s) mulher(es): um estudo em linguística queer. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6277
Data do documento: 6-jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
No cordel, a performatização da(s) mulher(es); um estudo em linguística queer.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.