00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB
Título(s) alternativo(s): Evasion in courses in distance education modality: case study of the pilot course administration UFAL/UAB
Autor(es): Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Maria das Graças Marinho de
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Evandro de Barros
Resumo: A evasão nos cursos de EAD tem causado perdas que vão desde a ociosidade de recursos pessoais e materiais das instituições até o fechamento de cursos com muitos alunos evadidos. O problema é agravado devido aos poucos trabalhos de combate à evasão de alunos em cursos desta modalidade de ensino. Não existe uma política efetiva nos cursos de EAD que vem aumentando significativamente nos últimos anos de acordo com a ABRAEAD (2007). Este estudo investiga os fatores que influenciaram na evasão de alunos do Curso Piloto de Administração a distância da UFAL/UAB. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo qualitativa-quantitativa do tipo estudo de caso, no qual foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental, webgráficas e de campo. Com os resultados da pesquisa constatase que a principal causa da evasão dos alunos no curso está relacionada a problemas endógenos, ou seja, relacionados à instituição de ensino superior, problemas como: atitude comportamental ligadas diretamente a insatisfação com o tutor e professores; motivos institucionais e requisitos didáticos pedagógicos relacionados a problemas com a plataforma e encontros presenciais. Verificamos que o maior número de alunos evadidos, de acordo com a amostra da pesquisa, está no primeiro ano com 64% e 21% no segundo ano do curso, ou seja, 85% dos alunos evadiram antes da metade do curso. A evasão de cursos a distância é uma preocupação constante dos gestores universitários, não sendo diferentes com os gestores desse curso bem como dos demais cursos a distância da UFAL.
Abstract: The evasion in distance courses has caused losses ranging from idle personal and material resources of the institutions until the end of the courses with lots of scaped students. The problem increases due to fact that there are few works to avoid the evasion of students in this mode of courses. Although the significantly increasement of distance courses in recent years ABRAEAD (2007), there is not an effective policy. This study investigates the factors that influenced the evasion of students in a pilot administration distance course at UFAL/UAB's. The used methodology was a qualitative field search-quantitative study type, through several researches such as documentary, bibliographic searches, webgraphics and field. With the results of the research was realized that the main cause of evasion of students on course is related to endogenous problems, i.e. several problems are related to higher education institution such as: behavioral attitude directly linked to tutor's and teacher's unsatisfactions; institutional reasons and pedagogical requirements related to platform problems and face-toface meetings. According to the research data, we realized that the most of the scaped students is in the first year with 64% and 21% in the second year of the course, i.e. 85% of the students escaped before half of the course. Evasion in distance courses is stated by University managers as a constant concern. In addition, the same concern is reaised by the managers of the pilot course used in this research and also by managers of other distance courses at UFAL.
Palavras-chave: Educação à distância
Evasão escolar
Universidade Aberta do Brasil
Evasion
Distance Education
Open University of Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PINTO, Ibsen Mateus Bittencourt Santana. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6270
Data do documento: 26-fev-2010
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