00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6252
Tipo: Dissertação
Título: Parâmetros curriculares nacionais: funcionamento do discurso norteador do ensino de línguas estrangeiras modernas
Título(s) alternativo(s): Parámetros curriculares nacionales: análisis del discurso norteador de la enseñanza de lenguas extranjeras
Autor(es): Brito, Bartolomeu Melo
Primeiro Orientador: Florencio, Ana Maria Gama
metadata.dc.contributor.referee1: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
Resumo: No presente estudo analisamos o discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), direcionados à Língua Estrangeira Moderna. Como ponto de partida, realizamos uma retrospectiva histórica do ensino de Língua Estrangeira na educação básica brasileira, desde seus primórdios até a década de 1990, no intuito de entendermos como a escolha da abordagem comunicativa do ensino de Língua Estrangeira Moderna, na educação básica, não aparece nas últimas reformas educacionais brasileiras, como indicação secundária, mas como um dos artifícios centrais da política educacional imposta na referida década. Nossa investigação se assenta na base teórico-metodológica da Análise do Discurso de Linha Francesa, – a partir da realização de leituras de autores como Foucault, Pêcheux, Orlandi, Cavalcante, Florêncio e outros. À referida base teórica aditamos uma interlocução com Bakhtin, Althusser e outros estudiosos que desenvolvem reflexões a respeito da ideologia, nos processos de significação. Nessa perspectiva, entendemos discurso como um processo que se realiza como movimento de sentidos, que mantém diálogo com outros discursos. Nosso corpus de análise se constitui, em sua materialidade linguística, por algumas sequências discursivas advindas de material impresso dos PCNEM, que apresentam os Conhecimentos de Língua Estrangeira direcionados ao Ensino Médio. Inferimos, a partir de nossa análise, que o discurso oficial preconiza uma estreita relação entre uma educação de “qualidade” e a abordagem comunicativa de ensino de Língua Estrangeira Moderna, como compreensão de língua como instrumento de comunicação. Desse modo utilizam-se de discursos, que apontam, em suas marcas, para uma posição ideológica da classe dominante, própria das relações de produção de uma sociedade que busca o controle na adequação da aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna, apenas com fins comunicativos.
Abstract: En el presente estudio analizamos el discurso de los Parámetros Curriculares Nacionales para la Enseñanza Mediana (PCNEM), direccionados a la Lengua Extranjera Moderna. Como punto de partida, realizamos una retrospectiva histórica de la enseñanza de Lengua Extranjera en la educación básica brasileña, desde SUS orígenes hasta a la década de 1990, en el intuito de entendernos como la escoja Del abordaje comunicativo de la enseñanza de Lengua Extranjera, en la educación básica no aparece en las últimas reformas educacionales brasileñas, como indicación secundaria, mas como uno de los artificios centrales de la política educacional impuesta en la referida década. Nuestra investigación asentase en la base teórico metodológico del Análisis del Discurso de línea francesa, – a partir de la realización de lecturas de autores como Foucault, Pêcheux, Orlandi Cavalcante, Florêncio y otros. A la referida base teórica adicionamos una interlocución con Bakhtin, Althusser y otros estudiosos que desarrollan reflexiones a respeto de la ideología, en los procesos de significación. En esta perspectiva, entendemos discurso como um proceso que se realiza como movimiento de sentidos, que mantiene diálogo con otros discursos. Nuestro corpus de análisis se constituye, en su materialidad lingüística, por algunas secuencias discursivas advenidas de material impreso de los PCNEM, que presentan los Conocimientos de Lengua Extranjera Moderna direccionados a La Enseñanza Mediana. Inferimos, a partir de nuestro análisis, que el discurso oficial preconiza una estrecha relación entre una educación de “cualidad y el abordaje comunicativo de la enseñanza de Lengua Extranjera Moderna, como comprensión de lengua como instrumento de comunicación. De ese modo se utiliza discursos que apuntan, en sus marcas, para una posición ideológica de la clase dominante, propia de las relaciones de producción de una sociedad que busca el controle en La adecuación del aprendizaje de Lengua Extranjera Moderna, apenas con fines comunicativos.
Palavras-chave: Educação – Brasil
Currículo
Línguas estrangeiras moderna
Análise do discurso
Comunicação
Educación - Brasil
Lengua extranjera moderna
Análisis del discurso
Comunicación
Parámetros Curriculares Nacionales para la Enseñanza Mediana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRITO, Bartolomeu Melo. Parâmetros curriculares nacionais: funcionamento do discurso norteador do ensino de línguas estrangeiras modernas. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6252
Data do documento: 8-jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.