00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Gláucia Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804085924599114pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.creatorCavalcante, José Allan Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358650862433454pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T15:09:12Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-12-10T15:09:12Z-
dc.date.issued2010-02-11-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, José Allan Nogueira. Vidas Secas: relações intersemióticas entre o romance de Graciliano Ramos e o filme de Nelson Pereira dos Santos. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6238-
dc.description.abstractThis dissertation intends to analyze the homonymous works Vidas secas by Graciliano Ramos (1938) and Nelson Pereira dos Santos (1963), in the light of contemporary theories about the film adaptations. Using as methodology the literature and documents, aims to make the links between the two works, from their similarities and specific aesthetic and contextual, with the main bridge for the dialogue with the elements of storytelling. It also aims to increase knowledge of the circumstances of each expressive, cinema and literature. Justifies the choice of theme Vidas secas because the relevance of works and authors in the development of means of artistic expression that took part, as well as having a plot theme, also very contemporary.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntersemiosept_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectVidas secas – Adaptações para o cinemapt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSemiótica e literaturapt_BR
dc.subjectIntersemiosispt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectVidas secas - Movie Adaptationspt_BR
dc.subjectCinema e literaturept_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectSemiotics and literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleVidas Secas: relações intersemióticas entre o romance de Graciliano Ramos e o filme de Nelson Pereira dos Santospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado visa analisar as obras homônimas Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938) e Nelson Pereira dos Santos (1963), à luz das teorias contemporâneas a respeito das adaptações cinematográficas. Usando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, objetiva fazer as interligações entre as duas obras, a partir de suas similaridades e particularidades estéticas e contextuais, tendo como ponte principal para este diálogo os elementos das narrativas. Visa também aprofundar o conhecimento sobre as peculiaridades de cada meio expressivo, o cinema e a literatura. Justifica a opção pela temática de Vidas Secas pela relevância das obras e dos autores no desenvolvimento dos meios de expressão artísticas de que fizeram parte, assim como por ter um enredo de temática, ainda, bastante atual.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.