00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorCosta, Clayton Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1269421989368970pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T19:18:38Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-04T19:18:38Z-
dc.date.issued2013-08-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Clayton Pereira. Noções básicas de estatística através de um tema integrador. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6204-
dc.description.abstractThe present search comes to show the teaching of the Basic Statistics, through an integrating theme SiSU, which is considered a means of accessing more democratic of the country. It is worth noting that the applied search is of fundamental character of the candidate for admission to a public university, using an approach of the hypothetical - deductive method and a sampling of data from Unified Selection System - SiSU of the years 2009-2013. Although this search, there is the application of reported done for candidates, mathematical foundations, research, data collection and implementation of the High School National Exam - ENEM / SiSU, which can be used in applications in the classroom, using as an instrument of knowledge, understanding and research of the SiSU and ENEM. The purpose of the study is to encourage the students, applying the National Curricular Parameters - PCNs, in the perspective of new knowledge, assisting in cognitive learning, in the development of student competence to become more critical, and intervening as a transformer, driving the society to effect the Educational Development Plan of the Federal Government - PDE, through the Ministry of Education - MEC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Seleção Unificada (SiSU) – Estatísticapt_BR
dc.subjectExame Nacional de Ensino Médio (ENEM) – Estatísticapt_BR
dc.subjectMatemática – Ensinopt_BR
dc.subjectUnified Selection System (SiSU) - Statisticspt_BR
dc.subjectNational High School Exam (ENEM) - Statisticspt_BR
dc.subjectMathematics - Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleNoções básicas de estatística através de um tema integradorpt_BR
dc.title.alternativeBasics of statistics through a theme integratorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho vem mostrar o ensino da Estatística Básica, através de um tema integrador SiSU, o qual é considerado um dos meios de acesso mais democrático do país. Convém ressaltar a importância da pesquisa realizada que é de caráter fundamental para o ingresso do candidato em uma universidade pública, utilizando uma abordagem do método hipotético – dedutivo e uma amostragem de dados do Sistema de Seleção Unificada – SiSU dos anos de 2009 a 2013. Ainda neste estudo, há a aplicação de relatos de candidatos, fundamentos matemáticos, pesquisas, coleta de informações e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM/SiSU, em que possam ser empregados nas aplicações em sala de aula, utilizando como instrumento do conhecimento, da compreensão e investigação do SiSU e do ENEM. A proposta do estudo é fomentar os alunos, aplicando os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, na perspectiva de um novo conhecimento, auxiliando no aprendizado cognitivo, no desenvolvimento da competência do estudante a se tornar mais crítico, interventor e, consequentemente, transformador, impulsionando a sociedade a efetivar o Plano de Desenvolvimento Educacional do Governo Federal – PDE, através do Ministério da Educação – MEC.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Noções básicas de estatística através de um tema integrador.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.