00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6201
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do laboratório de matemática para o ensino e aprendizagem de trigonometria no 2º ano do Ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of the mathematics laboratory for the teaching and learning of trigonometry in the 2nd year of High school
Autor(es): Costa, Camila Lima da
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Carlos Argolo Pereira
Resumo: Na presente dissertação apresentamos uma abordagem sobre o laboratório de matemática no contexto escolar, com vista para utilização de materiais manipuláveis em trigonometria. O objetivo é auxiliar professores da Rede Estadual de Educação de Alagoas na preparação de aulas utilizando o laboratório de matemática, visando o enriquecimento do ensino de trigonometria. Inicialmente, realizou-se uma análise histórica a respeito dos conteúdos a serem abordados. Após as análises bibliográficas, foi realizada uma pesquisa com professores da rede estadual de ensino que também são discentes do PROFMAT/UFAL, abordando as possíveis dificuldades enfrentadas na utilização do Laboratório de Matemática. Posteriormente, foi elaborada uma seqüência didática utilizando materiais do laboratório de matemática sendo aplicada em turmas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Odete Bonfim, Maribondo - AL. Pretende-se com esse trabalho propor aos professores e futuros professores de matemática, um material que possa ser utilizado em sala de aula para auxiliar o ensino de trigonometria, buscando assim melhorias no ensino-aprendizado através da inserção do laboratório de matemática no ambiente escolar.
Abstract: This thesis presents an approach to the math lab in the school context, with a view to use of manipulatives in trigonometry. The goal is to guide teachers of Alagoas State Education Network in preparing lessons using the math lab, in order to enrich the teaching trigonometry. Initially, it took a historical analysis about the contents to be addressed. After the bibliographical analysis, a survey with teachers of state schools that are also students of PROFMAT / UFAL was held, addressing possible difficulties in using mathematics laboratory. Then it created a didactic sequence using math lab materials being applied in the 2nd year high school classes of the State School Odete Bonfim, Maribondo - AL. The aim of this work suggest to teachers and future teachers of mathematics, a material that can be used in the classroom to assist Trigonometry teaching, thus seeking improvements in teaching and learning by inserting the math lab at school.
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Trigonometria – Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Laboratório de matemática
Materiais manipuláveis
Mathematics - Study Teaching
Trigonometry - Teaching and learning
High school
Mathematics Laboratory
Manipulatives materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: COSTA, Camila Lima da. A utilização do laboratório de matemática para o ensino e aprendizagem de trigonometria no 2º ano do Ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6201
Data do documento: 11-nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.