00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6188
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvendo o caráter crítico e social da estatística: uma proposta interdisciplinar para o Ensino médio
Título(s) alternativo(s): Developing the critical and social character of statistics: an interdisciplinary proposal for High school
Autor(es): Brito, Gerlan Soares de
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, Andre Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Arlyson Alves do
Resumo: O presente trabalho tem como iniciativa tratar do ensino de Estatística numa perspectiva interdisciplinar em que a ludicidade esteja presente juntamente com o protagonismo dos estudantes, visando ressaltar a importância do conteúdo e viabilizar uma autonomia do discente. Para isso, deseja-se obter recursos necessários que justifiquem a proposta de sequência didática para o ensino de estatística nas turmas de 3º ano do ensino médio. Um dos focos da proposta interdisciplinar será o levantamento e análise de dados através de pesquisas feitas pelos próprios estudantes.
Abstract: The present work has as an initiative to deal with the teaching of Statistics in an interdisciplinary perspective in which the playfulness is present together with the protagonism of the students, aiming to emphasize the importance of the content and to make possible a student's autonomy. For this, it is desired to obtain necessary resources that justify the proposal of a didactic sequence for the teaching of statistics in the classes of the 3rd year of high school. One of the focuses of the interdisciplinary proposal will be the collection and analysis of data through research done by the students themselves.
Palavras-chave: Estatística – Estudo e ensino
Seqüência didática
Interdisciplinaridade
Análise dos dados
Statistics - Study and Teaching
Following teaching
Interdisciplinarity
Data analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: BRITO, Gerlan Soares de. Desenvolvendo o caráter crítico e social da estatística: uma proposta interdisciplinar para o Ensino médio. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6188
Data do documento: 15-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvendo o caráter crítico e social da estatística uma proposta interdisciplinar para o ensino médio.pdf3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.