00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6169
Tipo: Tese
Título: Da necessidade de uma intermediação sensível: reflexões sobre letramento acadêmico em um contexto de Educação a Distancia do IFAL
Título(s) alternativo(s): The need for sensitive intermediation: reflections on academic literacy in an IFAL distance education context
Autor(es): Lima, Antonio Carlos Santos de
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Deywid Wagner de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Poliana Pimentel
metadata.dc.contributor.referee3: Felipeto, Sonia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee4: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de produção textual e a apreensão do letramento acadêmico (FISCHER, 2007a, 2007b, 2008; FIAD, 2011, 2013; MARINHO, 2009, 2010; SANTOS, 2007, 2015; LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999 e ZAVALLA, 2010) no curso de licenciatura em Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), à luz da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Para a realização do estudo, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa (CHIZZOTI, 1998, 2008) cujo contexto foi uma turma de Letras- Português pertencente a um polo de EaD do IFAL, localizado no sertão alagoano. Em tal contexto, analisamos produções escritas dos alunos, a partir de orientações e feedbacks do professor e da tutora, em interações em momentos presenciais e em fóruns de discussão. Nas análises efetuadas, constatamos que os alunos, professores em formação inicial, apesar de já terem se apropriado da linguagem escrita, apresentam lacunas em determinados aspectos inerentes às produções acadêmicas, tais como: produção textual sem evidência de apropriação de conceitos constantes em textos-base, ausência de elementos linguístico-discursivos inerentes aos gêneros produzidos a partir da solicitação do professor e evidência de dificuldades quanto ao domínio de aspectos formais da língua presentes em processos de retextualização. Concluímos que essas lacunas poderiam ser minimizadas a partir de uma intermediação sensível de professores e/ou tutora. Acreditamos que no processo de formação de sujeitos que atuarão na docência não se pode prescindir de interlocuções responsivas para que a constituição dos alunos, futuros professores, aconteça de modo intrinsecamente vinculado às reais necessidades das práticas situadas de leitura e escrita nas quais esses alunos atuarão.
Abstract: This study aims to analyze the textual production process as well as the academic literacy apprehension (FISCHER, 2007a, 2007b, 2008; FIAD, 2011, 2013, MARINHO, 2009, 2010, SANTOS, 2007, 2015, LEA, STREET, 1998, LILLIS, 1999 and ZAVALLA, 2010) in a distance learning Teaching Degree Course in Language - Portuguese- from the Federal Institute of Alagoas (IFAL), in the light of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). In order to carry out this study, we used a qualitative research approach (CHIZZOTI, 1998, 2008), which context was a group of Teaching Degree graduates from the Federal Institute of Alagoas distance learning polo, located in the backwoods in Alagoas. In this context, we analyzed written productions of the graduates, from teacher and tutor’s guidelines and feedback, in face-to-face interactive meetings and in online discussion forums. During the analysis, we found out that graduates, teachers in initial formation, although they have already appropriated written language, they presented gaps in certain respects to academic productions, such as: textual production without evidence of concepts in base texts appropriation , absence of linguistic-discursive elements inherent in the genres produced from the teacher's request, and evidence of difficulties in the domain of formal aspects of language present in retextualization processes. We conclude that these gaps could be minimized through a sensitive intermediation of teachers and / or tutor. We believe that in the process of subjects formation who Will act in teaching, we cannot do it without responsive interlocutions so that the graduates’ constitution, prospective teachers, happens in a way intrinsically linked to the real needs of the situated reading and writing practices in which these students will act.
Palavras-chave: Formação inicial do professor
Letramento
Educação a distância
Interação professor-aluno
Initial Teacher Formation
Academic Literacy
Distance Learning
Sensitive Intermediation
Teacher-student interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Antonio Carlos Santos de. Da necessidade de uma intermediação sensível: reflexões sobre letramento acadêmico em um contexto de Educação a Distancia do IFAL. 2019. 205 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6169
Data do documento: 15-abr-2019
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