00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6136
Tipo: Dissertação
Título: Autonomia relativa de alunos em textos do Ensino técnico: possibilidades e entraves
Autor(es): Vasconcelos, Antonio Warner de Araújo
Primeiro Orientador: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Resumo: A presente pesquisa situa-se na área de Linguística Aplicada, inscreve-se sob uma perspectiva de cunho etnográfico e tem como objetivo geral analisar como se constitui a autonomia relativa do sujeito nas produções de crônicas de alunos do Instituto Federal de Educação de Alagoas (IFAL). Além disso, esta pesquisa tem como objetivos específicos identificar e analisar indícios de autonomia em diferentes versões dos textos produzidos pelos alunos, de que forma se expressa essa autonomia e de que modo as orientações do professor contribuíram ou não para a constituição de produtores de texto relativamente autônomos. Os dados desta pesquisa foram obtidos a partir de um trabalho de auto-observação, registrado nos seguintes instrumentos de coleta: gravações de aula em áudio e vídeo, questionário socioeconômico, anotações de campo e entrevistas semiestruturadas. Essas entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e foram realizadas em dois momentos: durante o processo de reescrita, a fim de conhecer as experiências escolares anteriores dos alunos, e ao final das análises, com o intuito de confrontar as conclusões decorrentes da análise com as reflexões dos sujeitos desta pesquisa. A análise das primeiras versões aponta para espaços restritos de constituição da autonomia relativa na produção escrita, decorrentes de fatores multirrelacionados como as condições sócio-econômicas dos alunos, as experiências escolares anteriores, além da prática pedagógica do professor. Conforme os dados analisados, é possível afirmar que a atividade de produção escrita do gênero crônica possibilita aos alunos marcarem-se como sujeitos relativamente autônomos, a partir das necessidades linguísticas e discursivas com as quais eles se deparam nos momentos de produções de textos.
Abstract: This research is in the area of Applied Linguistics, is part of under an ethnographic perspective and aims to understand how general is the relative autonomy of the subject in the production of chronicles by students of the Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Furthermore, this research aims to identify and analyze specific evidence of autonomy in different versions of the texts produced by students, how to express this autonomy and how the teacher's instructions or not contribute to the creation of text for producers autonomous. This research data were obtained from a study of self-observation, recorded the following data collection instruments, recordings of classroom audio and video, a socioeconomic questionnaire, field notes and semi-structured interviews. These interviews were recorded on audio and video were performed two times: during the rewriting process in order to know the students' prior school experiences, and the final analysis, in order to confront the conclusions resulting from the analysis with the reflections the subjects of this research. The analysis of the first versions points to restricted areas on which the relative autonomy in the written production, arising from multi-related factors such as socio-economic students' previous school experiences, in addition to the teacher's pedagogic practice. As the data analyzed, we can say that the production activity of its kind written chronicle enables students scored as relatively autonomous subject, from the needs and discursive language with which they face in times of production of texts.
Palavras-chave: Produção de texto
Autonomia relativa
Escrita reflexiva
Ensino técnico
Relative autonomy
Production of texts
Reflective writing
Technical education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: VASCONCELOS, Antonio Warner de Araújo. Autonomia relativa de alunos em textos do Ensino técnico: Possibilidades e entraves. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6136
Data do documento: 20-mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autonomia relativa de alunos em textos do Ensino técnico Possibilidades e entraves.pdf17.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.