00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6117
Tipo: Dissertação
Título: Indicadores de desempenho da norma ISO 11620:2014: uma proposta de monitoramento na Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): ISO 11620: 2014 Performance indicators: a monitoring proposal at Central Library of the Federal University of Alagoas
Autor(es): Monte, Lívia Cunha da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Anderson de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Maria Lysete de Assis
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Paulo Henrique de Lima
Resumo: Os indicadores de desempenho em bibliotecas universitárias são instrumentos de apoio à gestão frequentemente utilizados para avaliar a qualidade e eficácia dos serviços prestados. Em vista disto, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta para monitoramento dos indicadores de desempenho da Norma ISO 11620:2014 na Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas (BC/UFAL). Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de cunhos qualitativo e quantitativo. A coleta de dados ocorreu mediante levantamento documental, como também por observação. A referida norma apresenta 52 indicadores no total, dos quais 15 foram selecionados para avaliação da BC/UFAL. A partir dos resultados, constatou-se que a BC/UFAL necessita: dispor dos títulos requisitados pelos usuários; adequar seu número de funcionários; realizar atualização do acervo; atrair usuários à biblioteca; divulgar os serviços oferecidos; melhorar o atendimento; fomentar a utilização das coleções e diminuir o tempo médio de aquisição de documentos. Ao final trabalho, desenvolveu-se uma ferramenta, denominada JANGABOOK, como sugestão, para auxiliar na modernização da BC/UFAL, bem como, para gestores de bibliotecas no monitoramento dos indicadores de desempenho e na tomada de decisões.
Abstract: Performance indicators in university libraries are management support tools often used to assess the quality and efficiency of the services provided. Therefore, this study aims to elaborate a proposal to monitor the performance indicators of ISO 11620: 2014 Standard at the Central Library of the Federal University of Alagoas (BC / UFAL). To do so, perform a descriptive research of qualitative and quantitative costs. Data collection occurred using documentary survey as well as observation. The standard rule has 52 indicators in total, of which 15 were selected for BC / UFAL evaluation. From these results, it appears that BC / UFAL requires: have the titles required by users; adjust your number of employees; carry out updating of the collection; attract users to the library; publicize the services offered; improve care; encourage the use of collections and decrease the average time of document acquisition. At the end of the work, develop a tool called JANGABOOK to assist library managers in monitoring performance indicators and making decisions.
Palavras-chave: Administração Pública
Bibliotecas universitárias - Avaliação
Bibliotecas universitárias - Indicadores
ISO 11620
Public administration
University libraries – Evaluation
University libraries – Indicators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: MONTE, Lívia Cunha da Silva. Indicadores de desempenho da norma ISO 11620:2014: uma proposta de monitoramento na Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6117
Data do documento: 16-out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.