00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee2Bottentuit Júnior, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425pt_BR
dc.creatorSantos, Weider Alberto Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8737821765668655pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T17:51:30Z-
dc.date.available2019-10-17-
dc.date.available2019-10-17T17:51:30Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Weider Alberto Costa. Desenvolvimento da sala de aula invertida no ensino fundamental anos finais: um estudo de caso. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6081-
dc.description.abstractThis research approaches the development of the Flipped Classroom in the final elementary school years resulting from the experience with the methodology and investigated the processes that made it effective beyond an instructional model of hybrid teaching SAI, with a view to the possibilities of a sustained methodology capable of integrating the digital technologies of information and communication (TDIC) in the pedagogical practice of teachers of Basic Education. In this scenario, the research explored the development of the active methodology SAI in the pedagogical practice of primary school teachers, as a methodological possibility the idiosyncrasies of the didactic-pedagogical context. The theoretical-methodological path was used from the contributions to ICT, trails and challenges to education; hybrid teaching; pedagogical mediation in a hybrid context and SAI. In this context, the qualitative research was developed from an instrumental case study with two female teachers and twenty-four eighth grade students in a private school in Maceió - AL, between the second half of 2017 and the second half of 2018. The data collection was structured in two stages: training of teachers and the development of SAI in pedagogical practice in the context of research. The analysis of the stages was gathered in the students' responses to the interview questionnaires, focus group, analysis of posts in blogs and application of interview questionnaires to female teachers. The treatment of the data followed the methodological structuring based on the categorization from the general objective of investigating the development of the active methodology SAI in the pedagogical practice of primary school teachers, understanding the processes that make the methodology effective in the context of the research. We found that the processes of the inverted classroom, in addition to the technique, are effective from a structure with resources, formative and collaborative favorable to change the model essentially expository to a cognitivist performance, mediator and dialogic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectFlipped Classroompt_BR
dc.subjectBlended Learningpt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da sala de aula invertida no ensino fundamental anos finais: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of the Flipped classroom in primary school final years: a case studypt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo Del aula invertida em los últimos cursos de primaria: um caso de estudiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o desenvolvimento da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino Fundamental anos finais resultante da experiência com a metodologia e investigou os processos que a efetivaram para além de um modelo instrucional de ensino híbrido SAI, com vistas as possibilidades de uma metodologia sustentada capaz de integrar as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica dos professores da Educação Básica. Nesse cenário, a pesquisa explorou o desenvolvimento da metodologia ativa SAI na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental, como uma possibilidade metodológica as idiossincrasias do contexto didático-pedagógico. O percurso teórico-metodológico se utilizou dos aportes às TIC, trilhas e desafios à educação; ensino híbrido; mediação pedagógica em contexto híbrido e SAI. Nesse contexto, a pesquisa de caráter qualitativo se desenvolveu desde um estudo de caso instrumental com duas professoras e vinte e quatro estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em um colégio da rede privada de Maceió – AL, entre o 2º semestre de 2017 e 2º semestre de 2018. A coleta de dados se estruturou em duas etapas: capacitação dos professores e o desenvolvimento da SAI na prática pedagógica no contexto da pesquisa. As análises das etapas foram reunidas nas respostas dos estudantes aos questionários de entrevista, grupo focal, análise dos posts nos blogs e aplicação de questionários de entrevista às professoras. O tratamento dos dados seguiu a estruturação metodológica com base na categorização desde o objetivo geral em investigar o desenvolvimento da metodologia ativa SAI na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental, compreendendo os processos que efetivam a metodologia no contexto da pesquisa. Constatamos que os processos da sala de aula invertida, para além da técnica, se efetivam desde uma estrutura com recursos, formativa e colaborativa favorável a mudança do modelo essencialmente expositivo para uma atuação cognitivista, mediadora e dialógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento da sala de aula invertida no ensino fundamental anos finais: um estudo de caso.pdf5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.