00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082641028014994pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee2Florencio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165pt_BR
dc.creatorRosa, Daniela Botti da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4010190458992943pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-15T16:33:42Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-10-15T16:33:42Z-
dc.date.issued2010-02-08-
dc.identifier.citationROSA, Daniela Botti da. Sobre o processo de interpelação da criança e o discurso da literatura infantil: análise do conto “ o patinho feio”. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6073-
dc.description.abstractThis work looking analyze the story The Ugly Duck, of Hans Christian Andersen, through of device theoretical-methodological of Speech Analize french line (AD), in pechetiana's perspective, with the objective to verify the construction of senses about the child and the adult, in to the educational process, involving transmission of rules and values of society to child. A children's literature, as part of a big moviment of produce to identification of child, identification with the defined social places, together with the family and the school, produces an idealization of acceptable behaviors and the punishment of the unacceptable ones. Like this being, it invites the child to reproduce the senses of the society in that he/she lives, working for the maintenance and conservation of that society. However, as identification it doesn't complete, there is constantly the subject's possibility to speak of another place (no identification), as well as the constant need to maintain it, to keep the subject in his place, through the inculcação. The literary speech, being a part of artistic speech, works as representing the society, as producing its constant transformation. In the same form, the subject (in poin of view of AD) is constantly questioned (interpelado) to society, as well works and transforms this society.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectInterpelaçãopt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectSpeech Analizept_BR
dc.subjectEducational Processpt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectIdentificationpt_BR
dc.subjectInterpelaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleSobre o processo de interpelação da criança e o discurso da literatura infantil: análise do conto “ o patinho feio”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado busca analisar o conto “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen, através do dispositivo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), na perspectiva pechetiana, com o objetivo de verificar a construção de sentidos sobre a criança e sobre o adulto, dentro do processo de socialização que implica a transmissão das regras e valores da sociedade para a criança. Esta pesquisa vê a literatura infantil, como parte de um movimento, com o objetivo de produzir a identificação da criança com os lugares sociais predefinidos, que produz uma idealização de comportamentos aceitáveis. Assim sendo, convida a criança a reproduzir os sentidos da sociedade em que vive, funcionando pela manutenção e conservação dessa sociedade. No entanto, como não existe identificação plenamente bem sucedida, há constantemente a possibilidade de o sujeito falar de outro lugar (desidentificação), bem como a necessidade constante de manter o sujeito no seu lugar, através da inculcação. O discurso literário, fazendo parte do discurso artístico, funciona tanto como representação da sociedade, como pela sua constante transformação. Da mesma forma, o sujeito (do ponto de vista da AD) é constantemente interpelado pela sociedade em que vive, bem como age e transforma essa sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.