00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Diretrizes de software para o design de aplicativos gamificados para monitorar crianças com TDAH
Título(s) alternativo(s): Software Guidelines for Designing Gamified Applications for Monitoring ADHD Children
Autor(es): Gomes, Tássio José Gonçalves
Primeiro Orientador: Brito, Patrick Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Leonardo Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria de Fátima de Souza
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido um dos tópicos mais estudados relativos a crianças em idade escolar, em face de suas dificuldades no dia a dia. Ao mesmo tempo, a gamificação, que usa a mecânica dos jogos em um contexto que não é jogo, tais como incentivos e ludicidade, é uma estratégia usada para engajar as pessoas no alcance de seus objetivos em diferentes contextos. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar diretrizes de software para o design de ferramentas gamificadas para pacientes com TDAH. Os requisitos foram especificados com base nos resultados de um estudo realizado com pais, psicopedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira na realização de entrevistas semi estruturadas onde duas principais categorias de diretrizes foram encontradas: (i) estratégias comportamentais e (ii) elementos de gamificação usados, sendo o primeiro composto por 17 estratégias e o segundo por 12 elementos de gamificação. E em seguida foi realizada uma segunda etapa com a aplicação de questionários onde, a partir da análise de dados baseados nessas categorias, foram validados 24 requisitos de sistema para o desenvolvimento de aplicativos gamificados para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder has been one of the most studied topics in schoolage children, given their day-to-day difficulties. At the same time, gamification, which uses game mechanics in a non-gaming context, is a strategy used to engage people in reaching their goals in different contexts. Thus, this paper aims to present software guidelines for the design of gamified tools for patients with this deficit. The requirements were compiled based on the results of a study with parents, psychopedagogues, psychologists and speech therapists. The research was divided into two stages, the first in semi-structured interviews, where two main categories of guidelines were found: (i) behavioral strategies and (ii) first composed of 17 strategies and the second by 12 gamification elements. Then, a second phase was carried out with the application of questionnaires where, from these categories and data analysis, 24 system requirements were proposed for the development of gamma applications for people with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.
Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Informática e educação
Gamificação
Attention deficit hyperactivity disorder
Informatics and education
Gamification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: GOMES, Tássio José Gonçalves. Diretrizes de software para o design de aplicativos gamificados para monitorar crianças com TDAH. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6049
Data do documento: 11-jul-2019
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