00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6028
Tipo: Dissertação
Título: Construção e utilização de modelos didáticos no ensino de genética molecular na perspectiva interacionista
Título(s) alternativo(s): Construction and use of didactic models in the teaching of molecular genetics in the interactionist perspective
Autor(es): Cavalcanti, Clebson Alexsandro Gama
Primeiro Orientador: Landell, Melissa Fontes
metadata.dc.contributor.referee1: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Rodriguez, Mônica Bucciarelli
Resumo: É notável que os estudantes do Ensino Médio sentem dificuldades em assimilar os conteúdos de Genética Molecular e não conseguem associá-los a situações concretas do cotidiano, bem como a dificuldade dos professores em oportunizar situações didáticas que fomentem aprendizagens significativas neste campo. Assim sendo, o presente trabalho de mestrado teve como proposta de estudo a implantação e a avaliação de práticas pedagógicas focadas na utilização e construção de modelos didáticos capazes de explicar fenômenos genéticos, consubstanciando teoria e a prática numa perspectiva interacionista, atuando no que Vygotsky denominou de “Zona de Desenvolvimento Proximal”. Tomou-se como área de pesquisa uma escola estadual localizada no município de Barreiros-PE, cujo público-alvo foi 120 estudantes de quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio, divididos em dois grupos: controle e experimental. Durante o plano de ação, para o grupo controle utilizou-se a metodologia tradicional, com aulas apenas expositivas. O grupo experimental, paralelamente, vivenciou o mesmo conteúdo numa metodologia ativa, baseada na construção e no uso dos modelos didáticos. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a primeira envolveu a aplicação dos questionários de caracterização dos grupos controle e experimental, e de conhecimentos prévios; a segunda etapa abrangeu o plano de ação e a terceira envolveu a aplicação das avaliações pós-testes. Diante de uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados obtidos nos questionários e ratificado ao utilizar o teste estatístico t, foi possível inferir que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhores desempenhos nos pós-testes tanto numa análise experimental, ao avaliar o mesmo grupo antes e depois da aplicação das atividades, quanto numa análise observacional estabelecendo uma comparação nos dois grupos estudados, por apresentarem respostas mais adequadas no que tange o escopo desta pesquisa. Sendo importante ressaltar que o projeto em tela foi percebido também pela sua capacidade de inspirar novas abordagens metodológicas, ampliando o leque de possibilidades de ensinar e aprender, pois, além permitir a criação de um acervo de modelos didáticos no laboratório de Biologia, possibilitando que outros indivíduos se envolvam no uso destas ferramentas, a construção e utilização dos modelos didáticos contribuíram para a ampliação do interesse e melhoria do entendimento do conteúdo, potencializando o ensino de genética molecular.
Abstract: It is noteworthy that high school students find it difficult to assimilate the contents of Molecular Genetics and fail to associate this subject with concrete situations of everyday life, as well, it is difficult for teachers to provide teaching situations that foster meaningful learning in this field. Thus, this project had as the proposal of study the implantation and the evaluation of pedagogic practices focused on the use and construction of didactic models able to explain genetic phenomena, consubstantiating theory and practice in an interactionist perspective, acting in what Vygotsky designated "Zone of Proximal Development ". A state school located in the municipality of Barreiros-PE was used as a research area, whose target audience was 120 students from four classes of the 3rd year of High School, divided into two groups: control and experimental. During the action plan, the traditional methodology was used for the control group, with only expositive classes. The experimental group, in parallel, experienced the same content in an active methodology, based on the construction and use of didactic models. The research was developed in three stages: the first involved the application of characterization questionnaires of the control and experimental groups, and previous knowledge; the second step covered the action plan and the third involved the implementation of post-test assessments. After a qualitative and quantitative analysis of the results obtained in the questionnaires and ratified using the statistical test t, it was possible to infer that the students of the experimental group presented better performances in the post tests both in an experimental analysis, when evaluating the same group before and after the application of the activities, as well as in an observational analysis establishing a comparison in the two studied groups, for presenting more adequate answers regarding the scope of this research. It should be noted that the project on screen was also perceived by its ability to inspire new methodological approaches, expanding the range of possibilities of teaching and learning, as well as allowing the creation of a collection of didactic models in the Biology laboratory, allowing other subjects to use these tools. The construction and use of the didactic models contributed to the increase of interest and improvement of the understanding of the content, enhancing the teaching of molecular genetics.
Palavras-chave: Vygotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Genética – Estudo e ensino
Modelo didático
Genética molecular
Genetics - Study and Teaching
Didactic model
Molecular genetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: CAVALCANTI, Clebson Alexsandro Gama. Construção e utilização de modelos didáticos no ensino de genética molecular na perspectiva interacionista. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6028
Data do documento: 19-jun-2019
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