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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6022
Tipo: | Dissertação |
Título: | Lagmund: da modelagem diagnostica de percepção à proposição de um jogo digital para aprendizagem em educação ambiental: um foco na Laguna Mundaú |
Título(s) alternativo(s): | Of the diagnostic modeling of perception to the proposition of a digital game for learning in environmental education: a focus on the Mundaú Lagoon |
Autor(es): | Oliveira, Simone Cavalcante de |
Primeiro Orientador: | Costa, Evandro de Barros |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Hernández-Dominguéz, Arturo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferneda, Edilson |
Resumo: | Educação ambiental é um ramo de estudo relevante, amplo e diverso, tendo o assunto poluição da água como um dos seus temas de destaque, apresentando problemas importantes para serem explorados. De um ponto de vista tecnológico, parte desses problemas tem sido abordados na área de Informática na Educação Ambiental através da utilização de softwares educativos em diferentes abordagens. Assim, particularmente os jogos digitais têm sido uma das ferramentas de software educacionais usados para engajar e motivar os alunos em um processo de aprendizagem ativa, potencialmente envolvendo-os em interações de aprendizagem produtiva. O presente trabalho se situa neste contexto e, desse modo, versa sobre a concepção e o desenvolvimento de um instrumento digital para Educação Ambiental focalizando aspectos de poluição de uma laguna. Portanto, teve como objetivo geral propor um jogo digital educacional customizado, visando contribuir no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de Educação Ambiental relacionados à Laguna Mundaú, chamado LagMund. Para tanto, este jogo foi concebido e desenvolvido de acordo com as diretrizes extraídas de um estudo diagnóstico sobre o modo como esta laguna é percebida pelos alunos de escolas públicas que vivem perto dela. A partir deste diagnóstico, foram estabelecidos objetivos de aprendizagem para orientar uma estrutura curricular customizada e, em seguida, para contribuir diretamente nos principais aspectos da concepção e desenvolvimento do jogo digital. Para a avaliação do jogo proposto foi realizado um experimento envolvendo 12 alunos de uma das duas escolas públicas de ensino fundamental mencionadas. Os resultados obtidos indicaram um interesse significativo dos alunos quando usaram o LagMund, particularmente declarando-se motivados e achando o jogo divertido. Além disso, os resultados mostraram que o jogo é uma ferramenta útil para conscientização ambiental, bem como que a maioria dos estudantes indicou alguma melhoria no nível de conhecimento sobre os conceitos envolvidos. |
Abstract: | Environmental education is a wide, diverse, and relevant field. In particular, water pollution is one of the subjects studied in this field, presenting different and important problems to be addressed. From a technological viewpoint, part of these issues has been addressed in the area of Educational Informatics by using educational software according to several approaches. Thus, particularly digital games have been one of the educational software tools used to engage and motivate students in an active learning process, potentially involving them in productive learning interactions. The present work follows this track by proposing an educational digital game called LagMund, aiming at contributing to teaching-learning process about concepts in educational environment related to the lagoon. This game has been designed and developed according to guidelines obtained from studies about how this lagoon has been perceived by students from public schools that live close to the lagoon. From this diagnosis, we extracted learning objectives to guide a curriculum structure and then we consider the result of this diagnosis to design and development of the digital game. We have evaluated this game with an experiment involving 12 students from one of the two middle schools considered in our work. The obtained results indicate a significant interest from the students when used the proposed game, particularly stating to have motivantion and having fun in playing the game. Furthermore, the results show that the majority of the students indicate to improve their level of knowledge in the involved concepts. |
Palavras-chave: | Educação ambiental – Ensino auxiliado por computador Jogos eletrônicos Tecnologia educacional Ambiente interativo de aprendizagem Environmental education - Computer Aided Learning Electronic games Educational technology Interactive learning environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento |
Citação: | OLIVEIRA, Simone Cavalcante de. Lagmund: da modelagem diagnostica de percepção à proposição de um jogo digital para aprendizagem em educação ambiental: um foco na Laguna Mundaú. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6022 |
Data do documento: | 28-set-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
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