00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6017
Tipo: Dissertação
Título: Arquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no domínio de fração
Autor(es): Sibaldo, Maria Aparecida Amorim
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brito, Patrik Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Leandro Dias da
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Credine Silva de
Resumo: Este trabalho apresenta um ambiente interativo de aprendizagem sobre Frações, dotado de mecanismos de suporte a interações cooperativas e adaptativas oferecidas por seus agentes tutores aos aprendizes humanos, focando principalmente em atividades de resolução de problemas. Para isso, propõe-se uma arquitetura baseada em agentes de software e serviços Web semânticos, daí, pôde-se verificar a viabilidade funcional da proposta e, posteriormente, apresentar uma revisão de tal arquitetura para suprir alguns requisitos anteriormente não visados, além de modelos que dão suporte às referidas interações. No que diz respeito às interações, o aprendiz receberá suporte pedagógico tanto de um agente tutor, quanto de algum de seus pares que fazem parte do ambiente. Particularmente, um agente tutor conta com um modelo aberto do aprendiz, a partir do qual passa a dispor de informações úteis para orientar suas ações. A idéia deste modelo ser aberto é a de permitir que o aprendiz possa ver qual a avaliação que o sistema tem a seu respeito, tendo ainda a oportunidade de discordar de tal avaliação, e assim contribuir para o refinamento do conteúdo de tal modelo.
Abstract: This work presents an interactive environment for learning about fractions, with mechanisms to support cooperative and adaptive interactions offered by tutors agents to human learners, focusing mainly on activities to solve problems. For this purpose, an architecture based on software agents and semantic Web services was proposed, therefore, we verify the functional viability of the proposal and, posteriorly, to present a revision of that architecture to suply some requirements not previously covered, beyond models that support to those interactions. With respect to interactions, the learner will receive support from both a pedagogical agent tutor, as some of their peers who are part of the environment. Particularly, a tutor agent has an open learner model, from which it obtains information to guide their actions. The idea of this model be opened is to allow the learner seeing the evaluation that the system hás about him, and also the opportunity to disagree with this assessment, and thus contribute to the refinement of the content of such a model.
Palavras-chave: Sistema tutores
Modelagem aberta do aprendiz
Sistema multi-agente
Tutors system
Open Apprentice Modeling
Multiagent Systems
Intelligent Tutor Systems
Open Learner Model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: SIBALDO, Maria Aparecida Amorim. Arquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no Domínio de Fração. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6017
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.