00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Manoel Agamemnon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2131331936609504pt_BR
dc.contributor.referee2Ramalho, Geber Lisboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783292465422902pt_BR
dc.creatorCarvalho, Leonardo Filipe Batista Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443085382978939pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T15:50:47Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-04T15:50:47Z-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationCARVALHO, Leonardo Filipe Batista Silva de. Aplicação do modelo de algoritmo genético baseado em tipos abstratos de dados (GAADT) na adaptação de cenários bidimensionais de MMORPGs. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6015-
dc.description.abstractThe importance of using Artificial Intelligence in video games is growing in response to the need that videogames have of showing behaviors and other game elements in a closer regard to what is witnessed at the real world. This need combined with a high level of user interaction and a large variety of games offering different situations and behaviors in complex controlled environments, places the videogames as an invaluable exploring niche for the application of different artificial intelligence techniques. This was the initial concept that led to the idea of using a MMORPG as background for demonstrating the application of artificial intelligence techniques, a game genre which values a rich environment, full of interactivity and with significant events happening simultaneously, in a similar manner to what is witnessed at the real world. Taking advantage of the MMORPG context, this essay will demonstrate the application of the genetic algorithm based on abstract data type (GAADT) to provide the modification of a game map features due to the course of time, closely resembling what would happen at the real world. A concept that is thus far, little explored in videogames, particularly in MMORPGs. In addition, it is expected that the application created here for validating the GAADT’s algorithmic model for the problem presented here can be refined, thus, providing educators with a tool that allows them to use a MMORPG game scenario as a way to draw didactic parallels between the game environment and the content seen at the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectGAADTpt_BR
dc.subjectMMORPGpt_BR
dc.subjectJogos interativospt_BR
dc.subjectJogos digitais RPGpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectInteractive gamespt_BR
dc.subjectRole playing gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAplicação do modelo de algoritmo genético baseado em tipos abstratos de dados (GAADT) na adaptação de cenários bidimensionais de MMORPGspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA importância do uso de recursos de Inteligência Artificial em jogos eletrônicos cresce em resposta a necessidade de jogos que apresentem comportamentos e elementos mais próximos da realidade. Uma necessidade que aliada ao alto nível de interação com o usuário e uma grande variedade de jogos, que oferecem a possibilidade de simular diferentes situações e comportamentos em ambientes complexos controlados, caracteriza os jogos eletrônicos como um importante nicho a ser explorado para a aplicação de diferentes técnicas de inteligência artificial. Este foi o conceito inicial do qual partiu a idéia de utilizar um jogo de MMORPG como pano de fundo para demonstrar a aplicação de técnicas de inteligência artificial, um gênero de jogo que preza por um ambiente rico, interativo e com eventos significativos ocorrendo de forma simultânea, similarmente ao que ocorre no mundo real. Tomando proveito do contexto do MMORPG, esta dissertação irá demonstrar a aplicação do algoritmo genético baseado em tipos abstratos de dados (GAADT) para proporcionar a alteração das características de um mapa de jogo em razão da passagem do tempo, de forma similar ao que ocorreria no mundo real. Um conceito ainda pouco explorado em jogos eletrônicos, sobretudo em MMORPGs. Espera-se ainda que a aplicação criada aqui para a validação do modelo do GAADT a este problema possa ser refinada, de modo a proporcionar aos educadores uma ferramenta que lhes permitam utilizar o cenário de jogo de um MMORPG como um meio para traçar paralelos didáticos entre a ambientação do jogo e o conteúdo de sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.