00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Finger, Andrew Beheregarai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035677257870103pt_BR
dc.contributor.referee1Milito, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3635552952805796pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Edivânio Duarte de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5646522403599369pt_BR
dc.creatorNóbrega, Angélica de Lucena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484261976250258pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T18:25:06Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-10-01T18:25:06Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Angélica de Lucena. Gestão da informação no processo de contratação de bens e serviços na Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 174, 35 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5973-
dc.description.abstractThe study aimed to analyze the information management in the process of acquisition of goods and services in a state public institution of higher education. In times of valorization and strategic use of information for the improvement of organizational processes, the research proposed the identification of the information flow in the sectors involved in the process of goods and services acquisition, the description of the informational flows of each subprocess, the verification of efficiency. and possible existing information bottlenecks and formulation of an Intervention Proposal to implement changes that allow the hiring process to be optimized. The research has a practical purpose, is descriptive and presents characteristics of a case study. Data collection was performed through the request of institutional reports, research in digital files and interviews with servers that work directly with the process. The content analysis technique and data categorization were used to achieve the research objectives. The results show that information management improves communication among institutional sectors, provides more reliable information, helps to create more efficient systems, collaborates with public transparency and is able to optimize the operationalization of the process of public contracting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectContratação diretapt_BR
dc.subjectContratação de obras e serviços – Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectInformation managempt_BR
dc.subjectDirect contractingpt_BR
dc.subjectContracting of works and services - University of State Paraíbapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleGestão da informação no processo de contratação de bens e serviços na Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.title.alternativeInformation management in the process of contracting goods and services at the Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo objetivou analisar a gestão da informação no processo de aquisição de bens e serviços em uma instituição pública estadual de ensino superior. Em tempos de valorização e utilização estratégica da informação para o aprimoramento dos processos organizacionais, a pesquisa propôs a identificação do fluxo de informações nos setores envolvidos no processo de aquisição de bens e serviços, a descrição dos fluxos informacionais de cada subprocesso, a verificação de eficiência e possíveis gargalos de informação existentes e formulação de uma Proposta de Intervenção para implementação de alterações que permitam a otimização do processo de contratação. A pesquisa tem finalidade de natureza prática, é descritiva e apresenta características de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da solicitação de relatórios institucionais, pesquisa em arquivos digitais e entrevistas com servidores que atuam diretamente com o processo. A técnica de análise de conteúdo e a categorização dos dados foram utilizadas para o alcance dos objetivos da pesquisa. Os resultados alcançados demonstraram que a gestão de informação melhora a comunicação entre os setores institucionais, disponibiliza informações mais confiáveis, auxilia a criação de sistemas mais eficientes, colabora com a transparência pública e é capaz de otimizar a operacionalização do processo de contratação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão da informação no processo de contratação de bens e serviços na.pdfGestão da informação no processo de contratação de bens e serviços na Universidade Estadual da Paraíba2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.