00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee2Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023pt_BR
dc.creatorIvo, Jose Kleber-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700879026016351pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T18:21:59Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-10-01T18:21:59Z-
dc.date.issued2011-04-13-
dc.identifier.citationIVO, José Kleber. Uma metodologia de avaliação do design de interfaces baseado no estudo de caso do sistema Universidade Aberta do Brasil UAB/UFAL. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5972-
dc.description.abstractThis study presents an evaluation model able to detect usability problems in Virtual Learning Environments. This study was developed through the context of the Open University System of Brazil, Federal University of Alagoas (UFAL). It’s principle evaluate the Moodle interface, identifying potential usability problems. Errors were detected on the interface, will be appointed the usability criterion that need to be improved. Dimensions measured in the model are easy to learn, efficient, easy to remember, have few errors and create satisfaction. In this sense, it were used the original list and revised version of the heuristics by Jakob Nielsen sealer as part of study of case. The methodology used in the evaluation model finds support in Preece, et al. (2007, p. 24-55, 339-357), evaluation D E C I D E model. Graphic was constructed using results of evaluations and analysis carried out by observing each criterion of usability. The evaluation model suggests qualitative metrics. The case study's Evaluation of Moodle Platform involved 10 evaluators. The Virtual Learning Environment received a total of 20 criterion evaluated; 13 criterion approved according to the analysis, and seven criterion evaluators that need to be improved. In the general analysis, it was observed that the Moodle environment has a good level of usability, but some of the aspects assessed showed inadequate and need to be improved for a better interaction between user and interface.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente interativo de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectErgonomia de softwarept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectMétricas de usabilidadept_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectInteractive learning environmentpt_BR
dc.subjectSoftware Ergonomicspt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectUsability metricspt_BR
dc.subjectOpen University of Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUma metodologia de avaliação do design de interfaces baseado no estudo de caso do sistema Universidade Aberta do Brasil UAB/UFALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho mostra um modelo de avaliação capaz de detectar problemas de usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Este estudo foi desenvolvido através da observação do contexto do Sistema da Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem como princípio avaliar a interface do Moodle, identificando possíveis problemas de usabilidade. Detectados os erros na interface, será apontado o critério de usabilidade que necessita ser melhorado. As dimensões ao serem medidas no modelo são: fácil de aprender, eficiente, fácil de ser lembrado, ter poucos erros e gerar satisfação. Nesse sentido, foram utilizadas a lista original e a versão revisada das heurísticas de Jakob Nielsen como elemento aferidor do estudo de caso. A metodologia adotada no modelo de avaliação encontra sustentação em Preece, et al. (2007, p. 24-55, 339-357), modelo D E C I D E de avaliação. Foi construído gráfico mediante resultado das avaliações e realizadas análises, observando cada critério de usabilidade. O modelo de avaliação sugere métricas qualitativas. O estudo de caso da Avaliação da Plataforma Moodle envolveu 10 avaliadores. O Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVA) obteve de total de 20 critérios avaliados; 13 critérios aprovados, segundo a análise dos avaliadores, e 7 critérios que necessitam ser melhorados. Na análise geral, foi observado que o ambiente Moodle obteve um bom nível de usabilidade, porém algum dos aspectos aferidos demonstrou insuficiência e necessita ser melhorado para uma melhor interação entre usuário e interface.pt_BR
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