00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Braga, Marcus de Melo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951598251334162pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.creatorMilito, José Carlos Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4077490028346387pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T18:17:35Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-10-01T18:17:35Z-
dc.date.issued2018-05-21-
dc.identifier.citationMILITO, José Carlos Costa. LearnCraft - Uma Engine para criação de jogos RPG construcionistas. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5971-
dc.description.abstractSchool dropout is a global problem, also occurring in Brazil, with high rates of dropout and disapproval in elementary and high school; among the reasons for this, the lack of interest on the part of the student predminates. Games, as providers of learning experiences, at the same time, motivating, engaging and pleasurable for the apprentices, are an important solution of these problems. Within this context, constructionism appears as a valuable source of theoretical subsidies for the elaboration of educational games, with research demonstrating that the learning process has the potential to occur more naturally and satisfactorily when the learner is engaged in the construction of an artifact . Among the gaming genres, the Role Playing Games nowadays stand out, with great appeal among the new generations of students. Given this educational potential, and as a contribution to the solution of the above mentioned problems, in this work is exposed the authorship of a tool capable of generating constructor games within the RPG genre, without the need of knowledge of programming language by the author.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitais RPGpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrucionismopt_BR
dc.subjectRole playing gamespt_BR
dc.subjectEnginespt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectConstructionismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleLearnCraft - uma Engine para criação de jogos RPG construcionistaspt_BR
dc.title.alternativeLearnCraft – an Engine for the creation of constructionist RPG gamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA evasão escolar constitui um problema global, também se verificando no Brasil, com altas taxas de abandono e reprovação nos ensinos fundamental e médio; dentre os motivos para tal, predomina a falta de interesse por parte do alunado. Jogos, ao se configurar como ofertantes de experiências de aprendizado, ao mesmo tempo, motivantes, engajadoras e prazerosas para os aprendizes, aparecem como um elemento significativo no auxílio à equação destes problemas. Dentro desse contexto, o construcionismo aparece como uma preciosa fonte de subsídios teóricos para a elaboração de jogos educacionais, com pesquisas demonstrando que o processo de aprendizado apresenta o potencial de ocorrer de forma mais natural e satisfatória quando o aprendiz está engajado na construção de um artefato. Dentre os gêneros de jogos, destacam-se hoje os Role Playing Games, com grande apelo dentre as novas gerações de alunos. Tendo em vista tal potencial educativo, e como uma contribuição à equação dos problemas supracitados, neste trabalho é exposta a autoria de uma ferramenta capaz de gerar jogos construcionistas dentro do gênero RPG, sem a necessidade de conhecimento de linguagem de programação por parte do autor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LearnCraft - Uma Engine para criação de jogos RPG construcionistas.pdf13.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.