00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5970
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de referência para ambientes virtuais de aprendizagem na Web: aproximando as perspectivas do autor e do desenvolvedor
Título(s) alternativo(s): A reference model for virtual learning environments web: bringing the perspectives of author and publisher
Autor(es): Rocha, Hemilis Joyse Barbosa
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brito, Patrik Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva
Resumo: Muitas plataformas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm sido desenvolvidas e disponibilizadas, tendo com isso atraído uma quantidade significativa e diversificada de usuários. Neste contexto, além da diversidade de usuários, ampliam-se as possibilidades tecnológicas, possibilitando-se a viabilização de diferentes propostas pedagógicas, eventualmente demandadas por esse público. Apesar disso, observam-se lacunas importantes no cenário de desenvolvimento ou mesmo customização dos AVAS para atender a requisitos específicos para um determinado uso, isso conduz a dificuldades apresentadas aos autores e, alguns casos, para os próprios desenvolvedores. Assim, investiu-se nesta dissertação em uma possível resposta para amenizar parte desses problemas, focalizando na definição de um modelo de referência que conta com um mapa conceitual destinado a auxiliar educadores a escolher serviços de um AVA que atenda suas necessidades e uma arquitetura de referência que se presta a ajudar os desenvolvedores a implementar as demandas dos usuários. Ademais, desenvolveu-se um sistema de recomendação baseado em conhecimento que visa aproximar a visão do educador da visão do desenvolvedor, mapeando as escolhas do educador, em o que o desenvolvedor precisa para desenvolvê-lo. Com isso, buscou-se oferecer um arcabouço adequado para realizar avaliações e comparações entre AVAs, além de servir para orientar e viabilizar o desenvolvimento de novos ambientes ou ainda customização de soluções atendendo demandas específicas de educadores. Uma avaliação para essa abordagem proposta foi feita por meio de um estudo de caso que serviu para explorar os recursos dos três principais componentes desenvolvidos, obtendo-se um primeiro resultado satisfatório, ainda que bem preliminar, sobre o trabalho aqui apresentado.
Abstract: Many platforms Virtual Learning Environments have been developed and made available, and thereby attracted a significant amount of users and diverse. In this context, in addition to the diversity of users, expand the possibilities of technology, enabling the feasibility of different pedagogical eventually demanded by the public. Nevertheless, there are important gaps in the scenario development or customization of AVAS to meet specific requirements for a particular use, this leads to difficulties presented by the authors and, some cases, the developers themselves. So invested in this dissertation on a possible answer to alleviate some of these problems, focusing on defining a reference model that has a conceptual map designed to help educators choose the services of an AVA that meets your needs and a reference architecture that lends itself to help developers implement the demands of users. In addition, we developed a recommendation system based on knowledge that aims to bring the vision of the developer's vision educator, the educator mapping choices in what the developer needs to develop it. Therefore, we sought to provide a framework suitable to perform evaluations and comparisons between AVAs, and serves to guide and facilitate the development of new environments or customized solutions meeting the specific demands of educators. An assessment for the proposed approach was made through a case study that was used to explore the features of the three main components developed, obtaining a first satisfactory results, although very preliminary, on the work presented here.
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem – Usabilidade
Mapa conceitual
Arquitetura de software
Virtual learning environments - Usability
Conceptual map
Software Architecture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: ROCHA, Hemilis Joyse Barbosa. Um modelo de referência para ambientes virtuais de aprendizagem na Web: aproximando as perspectivas do autor e do desenvolvedor. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5970
Data do documento: 2-jul-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
.pdf4.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.