00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5954
Tipo: Dissertação
Título: O discurso do Programa Escola “Sem Partido” e a ofensiva do conservadorismo na educação brasileira
Título(s) alternativo(s): The discourse of the school “without Party”L program and the advance of conservatism in Brazilian education
Autor(es): Cavalcante, Alexandre Souza
Primeiro Orientador: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Kátia Maria Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
Resumo: O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Discurso: sujeito, história e ideologia e ao Grupo de Estudo Discurso e Ontologia (GEDON), analisa o discurso do Programa Escola sem Partido (PESP) a partir de sua inscrição no Projeto de Lei 193/2016, proposto pelo ex Senador do Espirito Santo Magno Malta (PR). Nosso propósito é investigar o processo de produção de sentidos que atravessam esse discurso na intenção de apreender seu funcionamento na processualidade social, levando em consideração a articulação inseparável entre língua, história e ideologia e os movimentos que nos permitem compreender as contradições e o caráter de classe que rege o modo de produção capitalista. Para atingir tal intento, buscamos, fundamentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux e a partir de uma perspectiva ontológico-materialista, identificar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso que sustenta o referido projeto, a memória que evoca, seus efeitos de sentido e o que pode estar silenciado nas discursividades produzidas pelo Programa em questão. Para tanto, além de Pêcheux, estabelecemos interlocução com os filósofos marxistas György Lukács, István Mészáros, o próprio Marx e com estudiosos contemporâneos e da tradição da AD a qual nos filiamos, tais como Maldidier, Courtine, Orlandi, Magalhães, Cavalcante, Silva Sobrinho, dentre outros. A pesquisa demonstrou que o discurso do PESP, tendo em conta o embate da luta de classes que constitui a sociedade capitalista, se alinha ao ideário político da direita e de seus valores conservadores, tendo como lugar de inscrição a Formação Ideológica do capital em crise estrutural. Observamos, nessa direção, que o Programa simula um discurso de “neutralidade” e institucionaliza, ao evocar a memória do discurso autoritário de momentos históricos marcados pela governança de regimes totalitários, a exemplo do período ditatorial militar no Brasil, a censura ao trabalho docente, visando à criminalização de uma prática pedagógica crítica. Entendemos, nessa perspectiva, que o PESP é um projeto do capital contra a classe trabalhadora e seu discurso, compreendido aqui como práxis humana (MAGALHÃES, 2003), opera no campo das subjetividades, atuando na consciência dos futuros trabalhadores com o propósito de inculcar-lhes a ideologia dominante, buscando assegurar, através do controle destes sujeitos, a reprodução do sistema sociometabólico do capital.
Abstract: The present work, linked to the research line Discourse: subject, history and ideology and the Discourse and Ontology Study Group (DOSG), analyzes the discourse of the School without Party Program (SWPP) from its inscription in Law 193 / 2016, proposed by the former Senator of the Espirito Santo Magno Malta (PR). Our purpose is to investigate the process of production of meanings that go through this discourse in order to understand its functioning in the social process, taking into account the inseparable articulation between language, history and ideology and the movements that allow us to understand the contradictions and the character of class that governs the capitalist mode of production. In order to achieve this, we seek, based on the theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis (AD) founded by Michel Pêcheux and from an ontological-materialist perspective, to identify the conditions of production that enabled the emergence of the discourse that sustains the cited project, the memory that it evokes, its effects of meaning and what can be silenced in the discursividades produced by the cited Program. For this, in addition to Pêcheux, we established dialogue with the Marxist philosophers György Lukács, István Mészáros, Marx himself and with contemporary scholars and the AD tradition to which we are affiliated, such as Maldidier, Courtine, Orlandi, Magalhães, Cavalcante, Silva Sobrinho, among others. The research showed that the SPSP discourse, taking into account the struggle of the class struggle that constitutes the capitalist society, is aligned with the political ideology of the right and its conservative values, having as a place of registration the Ideological Formation of Capital. In this sense, we observe that the Program simulates a discourse of "neutrality" and institutionalizes, recalling the memory of the authoritarian discourse of historical moments marked by the governance of totalitarian regimes, such as the military dictatorship period in Brazil, censorship of teaching work, aiming at the criminalization of a critical pedagogical practice. In this perspective, we understand that the SWPP is a project of Capital against the working class and its discourse, understood here as human praxis (MAGALHÃES, 2003), operates in the field of subjectivities, acting in the consciousness of the future workers with the purpose of instilling, with the intention of ensuring, through the control of these subjects, the reproduction of the sociometabolic system of Capital.
Palavras-chave: Escola sem Partido (Movimento político)
Análise de discurso
Ideologia
Capitalismo
Conservadorismo (Política)
Discourse
Education
School without Party
Ideology
Capitalism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: CAVALCANTE, Alexandre Souza. O discurso do Programa Escola “sem Partido” e a ofensiva do conservadorismo na educação brasileira. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5954
Data do documento: 7-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O discurso do Programa Escola “sem Partido” e a ofensiva do conservadorismo na educação brasileira.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.