00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Neto, Baldoino Fonseca dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306751604362704pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Rafael Ferreira Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190254569597745pt_BR
dc.creatorBorges, José Estevam Vilar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2496393110508878pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T17:56:32Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-09-12T17:56:32Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.citationBORGES, José Estevam Vilar. Um estudo exploratório sobre os aspectos que influenciam na eficiência da predição de sucesso acadêmico de alunos de programação introdutória. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5935-
dc.description.abstractThere is a lack of intelligent tools to assist teachers in the analysis of the large amount of data generated on the students of a particular course, allowing to measure the level of learning of the students or to assist in the identification of those who are not achieving a good performance in learning . To mitigate this type of gap, there are currently several studies in the area of Data Mining and Machine Learning, addressing the process of obtaining knowledge to assist in decision making. Thus, this area has been exploited to support teaching and research, allowing the extraction of relevant information, among the available data, to support decision-making by educators, mainly as well as managers. This work seeks to explore the factors, within the prediction process, that influence the efficiency of the already known techniques of prediction of success within the educational scope. For this purpose, four different but correlated approaches were applied to a real database to measure the efficiency of each technique. These approaches take into account the particular characteristics of each student, as well as to explore the efficiency of each technique related to the training sample and test, specific characteristics of the decision tree algorithms and temporal aspects of the prediction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMineração de dados educacionaispt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectAprendizagem por computadorpt_BR
dc.subjectSeleção de atributospt_BR
dc.subjectAlgoritmos de prediçãopt_BR
dc.subjectEducational Data Miningpt_BR
dc.subjectData Mining (Computing)pt_BR
dc.subjectComputer learningpt_BR
dc.subjectAttribute Selectionpt_BR
dc.subjectPrediction Algorithmspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm estudo exploratório sobre os aspectos que influenciam na eficiência da predição de sucesso acadêmico de alunos de programação introdutóriapt_BR
dc.title.alternativeAn exploratory study on the aspects that influence the predicting efficiency of academic success for introductory programming studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoExiste uma carência de ferramentas inteligentes para auxiliar os professores na análise de grande massa de dados gerada sobre os alunos de um determinado curso, permitindo mensurar o nível de aprendizado dos alunos ou ainda auxiliar na identificação daqueles que não estão conseguindo obter um bom rendimento no aprendizado. Para amenizar esse tipo de lacuna, atualmente existem diversos estudos na área de Mineração de Dados e Aprendizagem de Máquina, abordando o processo de obtenção de conhecimento para ajudar na tomada de decisões. Assim essa área, tem sido explorada para apoiar o ensino e pesquisa, permitindo a extração de informação relevante, dentre os dados disponíveis, para suportar a tomada de decisões pelos educadores, principalmente, e também gestores. Este trabalho busca explorar os fatores, dentro do processo de predição, que possuem influência na eficiência das técnicas já conhecidas de predição de sucesso dentro do âmbito educacional. Para isso, foram aplicadas em um banco de dados real quatro abordagens distintas, porém correlacionadas, para mensurar a eficiência de cada técnica. Tais abordagens consideram características particulares de cada aluno, além de explorar também a eficiência de cada técnica relacionadas à parcela amostral de treino e teste, características específicas dos algoritmos de árvore de decisão e aspectos temporais da predição.pt_BR
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