Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7090267221490696 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hernández-Domínguez, Arturo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485667581908849 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7485134644744641 | pt_BR |
dc.creator | Vieira, André Vilhena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6456209533408278 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T17:54:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29 | - |
dc.date.available | 2019-09-12T17:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-07 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, André Vilhena. Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5934 | - |
dc.description.abstract | Conceptual Maps (MCs) are used in various educational situations, such as meaningful learning resource and assessment tool. This dissertation proposes a qualitative evaluation model for conceptual maps of the evolution of meaningful learning, called the Stratified Conceptual Map (MCE), with facilities to attend in a particular way both the teacher and the student, using the information present in the map with attribution of the classes Optional, basic, mandatory and advanced concepts and characteristics of symmetry, transitivity and reflexivity relations. The objective is to increase the use of the traditional model by integrating the tasks of constructing and evaluating conceptual maps, facilitating the monitoring of the evolution of the student and / or the class, offering feedback to the student, with the possibility of self evaluation and helping the teacher In the evaluation of the evolution and quality of the mapped concepts. The research used a qualitative approach and its validation occurred during an extension course on Bidding at the Federal University of Alagoas (UFAL) with twelve participants. As data acquisition instruments, interview, questionnaire and brainstorming were used. The results show that the proposed model can help teachers in a qualitative evaluation of the maps of their students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual estratificado | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Conceitual map | pt_BR |
dc.subject | Map Conceptual Stratified | pt_BR |
dc.subject | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject | Qualitative Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Informatics in Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL | pt_BR |
dc.title.alternative | Design and implementation of a qualitative evaluation model for stratified concept maps in a case study in the context of a course of extension on bidding UFAL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Mapas Conceituais (MCs) são usados em diversas situações educacionais, tais como recurso para aprendizagem significativa e instrumento de avaliação. Esta dissertação propõe um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais da evolução da aprendizagem significativa, denominado de Mapa Conceitual Estratificado (MCE), com facilidades para atender de maneira particular tanto o professor quanto o aluno, utilizando as informações presentes no mapa com atribuição das classes opcional, básico, obrigatório e avançado aos conceitos e características de simetria, transitividade e reflexividade as relações. O objetivo é ampliar o uso que se faz do modelo tradicional integrando as tarefas de construção e avaliação de mapas conceituais, facilitando o acompanhamento da evolução do aluno e/ou da turma, oferecendo feedback ao aluno, com possibilidade de auto avaliação e ajudando o professor na avaliação da evolução e qualidade dos conceitos mapeados. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e sua validação ocorreu durante um curso de extensão sobre Licitação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com doze participantes. Como instrumentos de aquisição de dados, utilizou-se a entrevista, questionário e brainstorming. Os resultados obtidos demonstram que o modelo proposto pode auxiliar os professores numa avaliação qualitativa dos mapas de seus alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.