00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Krummel, John Wesley Megumo-
dc.creatorGama, Adma Emanuelle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1451889068426796pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T17:40:59Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T17:40:59Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationGAMA, Adma Emanuelle. Uma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em Martin Heidegger. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5928-
dc.description.abstractThe present work, resulting from a bibliographical research through the method of content analysis, aims to think about the possibilities of education for authenticity through a perspective of teaching and learning and existential analytics in the philosophy of Heidegger. And it seeks to achieve the following objectives: To analyze the proposal of the existential analytic in Martin Heidegger; To ascertain the contributions of the Heideggerian philosophy to the understanding of the teaching and learning process; Understand the unfolding of the Sorge category to think of na education for authenticity. For these purposes, our text is organized in four (4) sections, which explains the question of being, within a certain cut, exploring the question of the sense of being and also the question of the truth of being. Through the question of truth the theme about education is approached in relation to Heidegger's analysis of the allegory of the cave in The Platonic theory of truth 1929. Still with the same intention, to seek reflections to think about education, is verified in, What is one thing? 1935/36, the redemption of the term Tá Mathemata by Heidegger, in order to discuss the learning-teach relationship. And finally, but not least, we bring the proposal to retake portions of the allegory of the cave, already analyzed by Heidegger, in order to dialogue with some categories of Heidegger's philosophy through the works Being and time 1927, What is one thing? 1935/36, The Platonic theory of truth 1929, as well as some supporting texts, aimed at thinking about the issue of learning and teaching for an authentic existence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectSociology of educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em Martin Heideggerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, decorrente de uma pesquisa bibliográfica através do método de análise do conteúdo, visa pensar acerca das possibilidades da educação para a autenticidade através de uma perspectiva de ensino e aprendizagem e da analítica existencial na filosofia de Heidegger. E busca atingir os seguintes objetivos: analisar a proposta da analítica existencial em Martin Heidegger; averiguar as contribuições da filosofia heideggeriana para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem; compreender os desdobramentos da categoria Sorge para se pensar uma educação para a autenticidade. Para tais fins, o nosso texto é organizado em quatro seções, que dissertam a questão do ser dentro de um determinado recorte, explorando a questão do sentido do ser e também a questão da verdade do ser. Através da questão da verdade é abordado o tema acerca da educação em relação à análise que Heidegger faz da alegoria da caverna, em A teoria platônica da verdade (1929). Ainda com o mesmo intuito, de buscar reflexões para se pensar a educação, é verificado, em Que é uma coisa? (1935/36), o resgate do termo Tá Mathemata realizado por Heidegger, com o intuito de discutirmos a relação aprender-ensinar. Por fim, trazemos a proposta de retomar trechos da alegoria da caverna, já analisados por Heidegger, no intuito de dialogar com algumas categorias da filosofia de Heidegger por intermédio das obras Ser e tempo (1927), Que é uma coisa? (1935/36), A teoria platônica da verdade (1929), também de alguns textos de apoio,a fim de pensar na questão de um aprender e ensinar para uma existência autêntica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em.pdfUma análise acerca das possibilidades de uma educação para autenticidade em Martin Heidegger959.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.