00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Unidades de auditoria interna como instrumento de avaliação do desempenho organizacional da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica da região nordeste
Título(s) alternativo(s): International audit units as an instrument organizational performance assessment of the Northeast region of professional, scientific and technological education network
Autor(es): Matsumoto, Marília Cristyne Souto Galvão Barros
Primeiro Orientador: Finger , Andrew Beheregarai
metadata.dc.contributor.referee1: Rita, Luciana Peixoto Santa
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo Filho, Gabriel Martins de
metadata.dc.contributor.referee3: Tondolo, Rosana Portella
Resumo: Com o avanço da educação pública no Brasil, desde quando essa se configurou em uma política pública de expansão e reestruturação dos Institutos Federais, cresceu também, proporcionalmente, a necessidade de um controle efetivo de seus recursos. Nesse cenário, as unidades de Auditoria Interna dos Institutos Federais foram estabelecidas com o papel fundamental de auxiliar as organizações públicas a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos. A partir desse entendimento, esse trabalho trouxe como objetivo analisar a aação das Unidades de Auditoria da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Região Nordeste atuam enquanto instrumentos de avaliação do desempenho organizacional. Para isso, inicialmente mapeou-se as estruturas administrativas das Audins, por meio da análise documental e aplicação de questionário entre os membros que atuam nas unidades. Ainda pela análise documental, buscou-se identificar se os Relatórios de Auditoria e Relatórios de Gestão, do período compreendido entre 2013 e 2017, registraram as ações da gestão das instituições auditadas em resposta às recomendações das unidades de auditoria interna, buscando destacar aspectos como transparência e avaliação de desempenho. Foram coletadas, também, as percepções dos membros das Auditorias Internas e da alta administração dessas instituições, sobre a atuação da auditoria interna. O trabalho buscou avançar no diagnóstico do funcionamento dessas estruturas, para analisar a necessidade de adequação dessas estruturas ao que é indicado na literatura, em normativos internacionais e na legislação brasileira. Os resultados demonstraram que, embora a legislação tenha evoluído largamente na última década, aproximando-se das normas internacionais e dos estudos sobre o tema, ainda carece de adequações que garantam a atuação adequada das Audins, principalmente na avaliação do desempenho das instituições. A estrutura de funcionamento de algumas Unidades de Auditoria Interna não permite, sequer, o cumprimento de atribuições já positivadas. O trabalho, por fim, apresenta alternativas que podem sanar ou minimizar as limitações detectadas.
Abstract: With the advancement of public education in Brazil, since when it was shaped by a public policy of expansion and restructuring of the Federal Institutes, the need for effective control of its resources has also grown proportionally. In this scenario, the Internal Audit units of the Federal Institutes were established with the fundamental role of helping public organizations to achieve their objectives, by applying a systematic and disciplined approach to evaluate and improve the effectiveness of governance, management processes. risks and internal controls. From this understanding, this work aimed to analyze the action of the Audit Units of the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education of the Northeast Region act as instruments of evaluation of organizational performance. To this end, we initially mapped the Audins administrative structures through document analysis and questionnaire application among the members who work in the units. The document analysis also sought to identify whether the Audit Reports and Management Reports, from 2013 to 2017, recorded the management actions of the audited institutions in response to the recommendations of the internal audit units, seeking to highlight aspects such as transparency. and performance appraisal. The perceptions of the members of the Internal Audits and the senior management of these institutions about the performance of the internal audit were also collected. The work sought to advance the diagnosis of the functioning of these structures, to analyze the need to adapt these structures to what is indicated in the literature, international standards and Brazilian legislation. The results showed that, although the legislation has evolved widely in the last decade, approaching international standards and studies on the subject, it still lacks adjustments to ensure the proper performance of Audins, especially in the evaluation of the institutions' performance. The operating structure of some Internal Audit Units does not even allow the fulfillment of already positive attributions. Finally, the paper presents alternatives that can remedy or minimize the detected limitations.
Palavras-chave: Política pública
Instituições federais de ensino
Auditoria interna
Desempenho organizacional
Accountability
Public policy
Federal Institutions of Education
Internal audit
Organizational Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: MATSUMOTO, Marília Cristyne Souto Galvão Barros. Unidades de auditoria interna como instrumento de avaliação do desempenho organizacional da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica da região nordeste. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5888
Data do documento: 29-jul-2019
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