06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunidade quilombola Sítio Lages e o ensino de geografia: experiência na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz
Autor(es): Soares, Maria de Almeida
Primeiro Orientador: Lima, Lucas Gama
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Ricardo Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Fechine, José Alegnoberto Leite
Resumo: A presente pesquisa discute os problemas enfrentados pelas comunidades remanescentes de quilombos, tendo como foco principal a Comunidade Quilombola Sítio Lages buscando a identificação do processo histórico – geográfico e a trajetória de alunos remanescente quilombola na Escola Luiz Tertuliano da Paz, e as contribuições da Geografia para a Educação Escolar Quilombola. A comunidade Quilombola Sítio Lages está localizada no estado de Alagoas, Cidade Piranhas, na qual fica no alto sertão alagoano. Nosso objetivo é identificar como a comunidade se organizou e quais contribuições da Geografia para uma educação escolar quilombola de qualidade. Em busca de uma melhor compreensão sobre o tema, utilizamos o método qualitativo e descritivo, na qual as informações foram adquiridas a partir de questionários semiestruturados e conversas informais. A identidade de todas as pessoas principalmente os mais antigos na comunidade é expressa desta forma, no cantar, dançar, contar história, entre outros. A identidade portando vincula-se à territorialidade, o ato de participar dos eventos ou de uma luta em comum. A Geografia apresenta-se como componente importante do currículo escolar, pois esta traz melhor compreensão da realidade vivenciada no espaço e no território. Ao fazer essa analise relacionada às contribuições da Geografia Escolar, a educação promover a superação do racismo por meio de uma pedagogia voltada ao um público diferenciado e que se encontra em uma minoria. Para esta análise, fez-se necessário realizar um estudo que estivesse relacionando a Comunidade Quilombola Sítio Lages com a escola que atende diretamente seus descendentes quilombolas, a Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz aportando-se metodologicamente na geoetnografia em pesquisas realizadas entre outubro de 2018 a abril de 2019.
Abstract: La presente investigación analiza los problemas que enfrentan las comunidades quilombolas restantes, teniendo como foco principal la Comunidad Quilombola Sítio Lages que busca la identificación del proceso histórico - geográfico y la trayectoria de los estudiantes quilombolas restantes en la Escuela Luiz Tertuliano da Paz, y las contribuciones de Geografía a Educación Escolar Quilombola. La comunidad de Quilombola Sítio Lages está ubicada en el estado de Alagoas, en la ciudad de Pirañas, donde se encuentra en las tierras altas de Alagoas. Nuestro objetivo es identificar cómo se organizó la comunidad y cuáles son las contribuciones de Geografía a la educación escolar de calidad quilombola. En busca de una mejor comprensión del tema, utilizamos el método cualitativo y descriptivo, en el que la información se adquirió de cuestionarios semiestructurados y conversaciones informales. La identidad de todos, especialmente las personas de más edad en la comunidad, se expresa de esta manera, cantando, bailando, contando historias, entre otros. Por lo tanto, la identidad está vinculada a la territorialidad, el acto de participar en eventos o una lucha común. La geografía es un componente importante del currículo escolar, ya que brinda una mejor comprensión de la realidad experimentada en el espacio y el territorio. Al hacer este análisis relacionado con las contribuciones de Geografía Escolar, la educación promueve la superación del racismo a través de una pedagogía dirigida a un público diferente y que es una minoría. Para este análisis, fue necesario realizar un estudio que relacionara a la Comunidad Quilombola Sítio Lages con la escuela que sirve directamente a sus descendientes de quilombola, la Escuela Municipal Luiz Tertuliano da Paz methodologically in geoethnography in surveys conducted from October 2018 to April 2019.
Palavras-chave: Geografia regional
Comunidade quilombola
Educação escolar
Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz
Ensino e aprendizagem
Sítio Lages - Piranhas - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SOARES, Maria de Almeida. Comunidade quilombola Sítio Lages e o ensino de geografia experiência na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5876
Data do documento: 23-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.