06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Roberval Felippe Pereira de-
dc.contributor.referee2Pereira, Thiago Alberto da Silva-
dc.creatorSilva, Elton Rocha Moraes da-
dc.date.accessioned2019-09-02T15:04:28Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T15:04:28Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationA cartografia no livro didático - Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica - CETEPI-I - Paulo Afonso – BA. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5841-
dc.description.abstractThis research seeks a qualitative and quantitative analysis of the cartographic contents contained in the 3rd year high school Geography textbook of the Itaparica I-CETEPI I Territorial Center for Vocational Education, in the city of Paulo Afonso-BA. The book of the Geography discipline of Rogério Martinez and Wanessa Garcia was investigated, seeking to identify the importance of cartographic products inserted in the material, dialoguing with any content to be addressed. The data collection was made from the quantification of cartographic products along the 10 units of the textbook of the teacher of the referred series, based on the readings and the theoretical reference contained in the research, emphasizing the maps, graphs and illustrations (photos and figures). that were present at each stage of the material. The results of the research could conclude that the textbook is consistent with the contents covered and the cartographic products contained in them, but that the importance of the teacher is crucial for this fact to be effective, in order to demonstrate that the cartography is inserted in all the stages of the book, and at the end of the work globally to express that cartography is not a subject seen in a specific unit, but that its contribution relates to other contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCentro Territorial de Educação Profissional de Itaparica - CETEPI-Ipt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONALpt_BR
dc.titleA cartografia no livro didático - Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica - CETEPI-I - Paulo Afonso - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos cartográficos contidos no livro didático de Geografia do 3º ano do ensino médio do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica I- CETEPI I, na cidade de Paulo Afonso-BA. Investigou-se o livro da disciplina de Geografia de Rogério Martinez e Wanessa Garcia, buscando identificar a importância dos produtos cartográficos inseridos no material, dialogando com qualquer conteúdo a ser abordado. A coleta de dados foi feita a partir da quantificação dos produtos cartográficos ao longo das 10 unidades do livro didático do professor da referida série, baseado nas leituras e no referencial teórico contido na pesquisa, dando ênfase aos mapas, gráficos e ilustrações (fotos e figuras) que foram presentes em cada etapa do material. Os resultados da pesquisa puderam concluir que o livro didático está em coerência com os conteúdos abordados e os produtos cartográficos contido neles, mas que a importância do docente é crucial para que esse fato se efetive, a fim de demostrar que a cartografia está inserida em todas as etapas do livro, e ao final do trabalho de modo global para expressar que a cartografia não é um assunto visto em uma unidade especifica, mas que sua contribuição de relaciona com outros conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.