00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5838
Tipo: Dissertação
Título: As percepções de professores e estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental I acerca das imagens afrodescendentes representadas no livro didático de história
Título(s) alternativo(s): Las percepciones de profesores y estudiantes de una escuela pública de la Enseñanza fundamental I acerca de las imágenes afrodescendentes representadas en el libro didáctico de historia
Autor(es): Santos, Jhones Stêffanny Marcelino dos
Primeiro Orientador: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Eleta de Carvalho
Resumo: Analisam-se as percepções de professores e estudantes de uma Escola Pública do Ensino Fundamental I acerca das imagens de afrodescendentes representadas no Livro Didático de História. Optou-se por realizar este estudo sobre a imagem do negro uma vez que ele sempre foi um sujeito marginalizado na História brasileira. Esse processo de marginalização vem sendo constituído desde a entrada dos africanos tidos como escravos, que foram tirados à força de sua terra e trazidos às terras brasileiras para o trabalho escravo. O estudo tem como base metodológica a pesquisa qualitativa. Para sua realização, fizeram-se entrevistas com docentes, registros escritos de professores e estudantes, pesquisa bibliográfica e pesquisas documentais. Ao se pensar no processo de marginalização, preconceito e discriminação que o negro sofreu e ainda sofre no cotidiano, faz-se necessário refletir acerca da história brasileira, consequentemente sobre o ensino de História, suas perspectivas e sua importância para o formação do sujeito sociocultural. Fazem-se algumas considerações sobre o livro didático de História e suas contribuições para o reconhecimento de uma identidade étnico-racial. Para tanto, trazem-se algumas discussões de caráter teórico, e busca-se fazer uma análise dos livros didáticos de História adotados no processo de formação dos sujeitos da pesquisa, em especial o livro didático de História do 5.º ano. Professores e estudantes foram os sujeitos principais desta pesquisa, por meio de seus enunciados, alcançou-se o objetivo geral deste estudo. O estudo apresenta relevância social e acadêmica haja vista que muito se fala sobre as questões étnico-raciais e pouco se pesquisa na ótica dos professores e alunos, sujeitos esses diretamente inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Além da criação de leis e de resoluções que possam garantir a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira, é indispensável que o sistema de ensino brasileiro proporcione condições básicas para garantir a efetivação das ações preestabelecidas nas entrelinhas de tais documentos. Verificamos que os docentes possuem clareza acerca da necessidade de se trabalhar em suas práticas pedagógicas a questão étnico-racial, no entanto os mesmos ressaltam da importância da necessidade dos livros didáticos de história apresentarem a imagem do negro não apenas em conteúdos específicos como, por exemplo, a escravidão do Brasil. Com base nos escritos dos estudantes verificamos alguns reflexos da perspectiva da História Nova, uma vez que, é possível perceber a partir da leitura das imagens retiradas do livro didático de história do 5º ano que tais estudantes trazem elementos que nos mostra que a cultura afro-brasileira ao longo do tempo vem ganhando um novo olhar ao qual visa superar o processo de marginalização que a mesma sofreu e vem sofrendo ao longo de nossa história
Abstract: RESUMEN: Se analizan las percepciones de profesores y estudiantes de una Escuela Pública de la Enseñanza Fundamental I acerca de las imágenes de afrodescendientes representadas en el Libro Didáctico de Historia. Se optó por realizar este estudio sobre la imagen del negro una vez que él siempre fue un sujeto marginado en la historia brasileña. Este proceso de marginación viene siendo constituido desde la entrada de los africanos tenidos como esclavos, que fueron sacados a la fuerza de su tierra y traídos a las tierras brasileñas para el trabajo esclavo. El estudio tiene como base metodológica la investigación cualitativa. Para su realización, se realizaron entrevistas con docentes, registros escritos de profesores y estudiantes, investigación bibliográfica e investigaciones documentales. Al pensar en el proceso de marginación, prejuicio y discriminación que el negro sufrió y aún sufre en lo cotidiano, se hace necesario reflexionar acerca de la historia brasileña, consecuentemente sobre la enseñanza de Historia, sus perspectivas y su importancia para la formación del sujeto sociocultural. Se hacen algunas consideraciones sobre el libro didáctico de Historia y sus contribuciones para el reconocimiento de una identidad étnico-racial. Para ello, se tratan algunas discusiones de carácter teórico, y se busca hacer un análisis de los libros didácticos de Historia adoptados en el proceso de formación de los sujetos de la investigación, en especial el libro didáctico de Historia del 5º año. Profesores y estudiantes fueron los sujetos principales de esta investigación, por medio de sus enunciados, se alcanzó el objetivo general de este estudio. El estudio presenta relevancia social y académica teniendo en cuenta que mucho se habla sobre las cuestiones étnico-raciales y poco se busca en la óptica de los profesores y alumnos, sujetos éstos directamente insertados en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además de la creación de leyes y de resoluciones que puedan garantizar la obligatoriedad de la enseñanza de la cultura africana y afro-brasileña, es indispensable que el sistema de enseñanza brasileño proporcione condiciones básicas para garantizar la efectividad de las acciones preestablecidas en las entrelazadas de dichos documentos. En el caso de los libros didácticos de la historia, la imagen del negro no sólo en contenidos específicos, como, por ejemplo, la esclavitud de Brasil. Con base en los escritos de los estudiantes verificamos algunos reflejos de la perspectiva de la Historia Nova, una vez que, es posible percibir a partir de la lectura de las imágenes retiradas del libro didáctico de historia del 5º año que tales estudiantes traen elementos que nos muestra que la cultura afro- a lo largo del tiempo viene ganando una nueva mirada al cual pretende superar el proceso de marginación que la misma sufrió y viene sufriendo a lo largo de nuestra historia.
Palavras-chave: História – Estudo e ensino
Livros didáticos
Percepção de imagens
Identidade étnico-racial
Educação
Negros – Brasil – Marginalizados
Historia - Estudio y enseñanza
Libros didácticos
Percepción de la imagen
Identidad étnico-racial
Educación
Negros - Brasil - Marginado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Jhones Stêffanny Marcelino dos. As percepções de professores e estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental I acerca das imagens afrodescendentes representadas no livro didático de história. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5838
Data do documento: 30-jan-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As percepções de professores e estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental I.pdfAs percepções de professores e estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental I acerca das imagens afrodescendentes representadas no livro didático de história1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.