06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5795
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência escolar
Autor(es): Silva, Lidiane Maria da
Primeiro Orientador: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee2: Bijagó, Vagner Gomes
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa é a violência escolar. Nosso objetivo foi averiguar quais tipos de violências vêm sendo identificadas no ambiente escolar por meio da pesquisa científica, bem como, quais as alternativas de superação deste problema, apresentadas pelos pesquisadores. Realizamos um estudo com abordagem qualitativa a partir da metodologia conhecida como Estado da Arte, Estado do Conhecimento ou Revisão de Literatura, associada à pesquisa bibliográfica em que aprofundamos o conhecimento teórico das ideias de Pierre Bourdieu sobre violência simbólica. Analisamos cinquenta pesquisas (7 teses e 43 dissertações) e identificamos a ausência de uma teoria que investigue mais profundamente as causas da violência escolar. Por não buscar a raiz do problema algumas escolas terminam destinadas ao fracasso. A abertura de espaço reservado ao diálogo foi a solução mais apontada nas pesquisas. Neste sentido, destacamos a importância da teoria de Pierre Bourdieu que analisa o campo social a partir de uma lógica de dominação e violência simbólicas que permeiam todas as relações sociais, ancoradas na desigualdade de posse de capital cultural, econômico e social.
Abstract: The object of study of this research is school violence. Our objective was to investigate what types of violence have been identified in the school environment through scientific research, as well as what alternatives to overcome this problem, presented by the researchers. We carried out a study with a qualitative approach based on the methodology known as State of the Art, State of Knowledge or Review of Literature, associated with bibliographical research in which we deepen the theoretical knowledge of Pierre Bourdieu's ideas on symbolic violence. We analyzed fifty surveys (7 theses and 43 dissertations) and identified the absence of a theory that investigates more deeply the causes of school violence. By not seeking the root of the problem some schools end up destined to fail. Opening the space reserved for dialogue was the solution most pointed in the research. In this sense, we highlight the importance of Pierre Bourdieu's theory that analyzes the social field from a symbolic domination and violence logic that permeates all social relations, anchored in the inequality of possession of cultural, economic and social capital.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Violência escolar
Violência simbólica
Combate à violência
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Lidiane Maria da. Violência escolar. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5795
Data do documento: 22-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violência escolar.pdf691.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.