00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5738
Tipo: Dissertação
Título: Proposição de um modelo de aprendizagem baseado em problemas adaptado à ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no curso de Extensão de Informática Básica da UFAL
Título(s) alternativo(s): Proposition of a problem-based learning model adapted to virtual learning environments: a case study in UFAL basic Computer Science course
Autor(es): Melo, Helenilson Beserra de
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Cleide Jane de Sá Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández-Domínguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
Resumo: O presente trabalho propõe um Modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas que se adapte aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem capaz de ser aplicado como metodologia de ensino nos cursos à distância. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), quando não são adaptados à problematização reproduzem uma imagem onde o estudante assume um papel passivo, apenas de absorção no processo de ensino-aprendizagem, impossibilitando que o mesmo construa seu próprio conhecimento. Diante disso, percebeu a necessidade de se construir um modelo de ensino baseado em problemas, com uma abordagem diferenciada, que pudesse ser aplicado na Educação à Distância através do AVA de forma autônoma e independente, dando aos alunos a possiblidade de assumirem um papel ativo e colaborativo no processo de aprendizagem. O Modelo proposto é baseado nas sete etapas da PBL - Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) e utiliza as ferramentas disponibilizadas no AVA que mais se adequa a cada etapa. Como estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa essa pesquisa avalia a aplicação do Modelo no curso de Extensão de Informática Básica, modalidade à distância, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL através do AVA Moodle. O curso foi destinado aos alunos de graduação da universidade e teve como objetivo analisar a resolução de problemas destinados a softwares de edição de textos, apresentação e planilha de cálculos. A fase de levantamento e tratamento dos dados ocorreram através da observação e análise das produções dos alunos no AVA, para isso foram coletados dados por meio de questionários avaliativos aplicados aos participantes do curso afim de avaliar a metodologia de ensino aplicada e sua integração com o AVA Moodle. A partir da análise dos dados foi possível constatar que a maioria dos alunos avaliaram a metodologia aplicada como inovadora, por incentivar a participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, além disso, para eles estabelecem uma autonomia na aquisição do conhecimento. Dessa forma, o uso da PBL através do AVA Moodle mostrou-se eficiente como um recurso metodológico para construção de conhecimentos e para promoção de habilidades e atitudes no que se refere ao aprendizado adquirido durante o curso o que prova a eficácia do modelo proposto.
Abstract: This work proposes a problem-based learning model that fits the virtual learning environments capable of being applied as a teaching methodology in distance courses. The Virtual learning Environments (AVA), when they are not adapted to problematization reproduce an image where the student assumes a passive role, just absorbing in the teaching-learning process, making it impossible to build his own knowledge. Faced with this, it realized the need to construct a problem-based educational model, with a differentiated approach, which could be applied in distance education through AVA in an autonomous and independent manner, giving students the possibility to assume an active role and collaborative in the learning process. The proposed model is based on the seven stages of PBL-problem-based learning (problem-based learning) and utilizes the tools available in AVA that suits each step. As a case study, through a qualitative approach this survey evaluates the application of the model in the course of basic computing, distance modality, offered by the Federal University of Alagoas – UFAL through AVA Moodle. The course was destined for undergraduate students at the university and aimed to analyze the resolution of problems aimed at editing software, presentation and spreadsheet of calculations. The phase of surveying and processing of the data occurred through the observation and analysis of the students ' productions in AVA, for this were collected data through evaluation questionnaires applied to the participants in the course in order to evaluate the methodology of applied education and their Integration with AVA Moodle. From the analysis of the data it was possible to note that most students assessed the methodology applied as innovative, by encouraging active participation in the teaching and learning process, in addition, for them to establish a certain autonomy in the acquisition of the Knowledge. Thus, the use of PBL through AVA Moodle proved to be efficient as a methodological resource for knowledge building and promoting skills and attitudes towards learning acquired during the course which proves the effectiveness of the proposed model.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação à distância
Modelo de ensino
Problem-Based Learning
Virtual Learning Environments
Distance Learning
Teaching model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: MELO, Helenilson Beserra de. Proposição de um modelo de aprendizagem baseado em problemas adaptado à ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no curso de Extensão de Informática Básica da UFAL. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5738
Data do documento: 9-jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposição de um modelo de aprendizagem baseado em problemas adaptado à ambientes virtuais.pdfProposição de um modelo de aprendizagem baseado em problemas adaptado à ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso no curso de Extensão de Informática Básica da UFAL4.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.