Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, José Roberto da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1251295413729665 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Aruã Silva de | - |
dc.contributor.referee2 | Barbalho, José Ivamilson Silva | - |
dc.creator | Silva, José Londe da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T14:25:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T14:25:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Londe da. O poder do corpo invertido; uma análise sobre Diógenes, o cínico. 2016. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5736 | - |
dc.description.abstract | The inverted body has, so to speak, a discursive statement not logic (logos) polissemic and spontaneous prescindibilidades radicals to what the subject posits as essential. Therefore, the subject-forms are re-expressed and reconstructed into logical contexts established discourse; the inverted body is the very deconstruction and matulagem these organizational speeches; is so to speak, a kind of "middle voice" Derrida's (1991); Thus, in view of the intercalation of meanings and representations between subjects indigent, indigenciados and madness as speech that cross them, we think we are faced with an elaborate set of own existential conditions of intervention, interdiction and district bodies of loved not like. Taking into account the discourses produced by cynicism, of course, as far as possible, the archgenealogy as an investigative procedure under the speeches, as fact heuristics, if we can treat it this way, or disentangle the beginning or the first manifestations of them whose purpose is the labeling of the subject, the thread of this. Thus, the speech is power, so that the constituvidade of individuals in the historical route, or what they are or may no longer be - given the discontinuity as a result of discursive modulations - they have their existence. In fact, the object that there is now, as it stands, is nothing more than a discursive formulation, a product of a set of sayings, incidentally, of statements: "The different statements in its forms, dispersed in time, form a set when referring to one and the same object "(. Foucault, 2004, p 36), so the speeches are various" quantitative descriptions, narrations biographical, demarcation, interpretation and cut the signs, reasoning by analogy, deduction, statistical estimates [...] "(ibid, p. 54). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquegenealogia | pt_BR |
dc.subject | Corpo invertido | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | O poder do corpo invertido: uma análise sobre Diógenes, o cínico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O corpo invertido tem, por assim dizer, uma afirmação discursiva não lógica (logos) polissêmica e espontânea de prescindibilidades radicais para aquilo que o sujeito postula como imprescindível. Por conseguinte, as formas-sujeitos são ressignificadas e reconstruídas dentro de contextos discursivos instituídos lógicos; o corpo invertido é a própria desconstrução e matulagem desses discursos organizativos; é por assim dizer, uma espécie de ―voz média‖ derridiana (1991); Assim, em vista das intercalações de sentidos e de representações entre os sujeitos indigentes, indigenciados e a loucura como discurso que os atravessam, pensamos estar diante de um elaborado conjunto de condições existenciais próprias de intervenção, interdição e circunscrição dos corpos dos entes não similares. Levando em conta os discursos produzidos pelo cinismo, claro, na medida do possível, a arquegenealogia como procedimento investigativo no âmbito dos discursos, como heurística de fato, se é que podemos tratá-la deste modo, quer deslindar o começo ou as primeiras manifestações deles cuja finalidade é a rotulação do sujeito, o encadeamento deste. Assim, o discurso é poder, de modo que a constituvidade dos indivíduos no percurso histórico, ou seja, o que eles são ou poderão deixar de ser − haja vista a descontinuidade como consequência das modulações discursivas − têm eles sua existência. De fato, o objeto que agora existe, tal como se apresenta, nada mais é que uma formulação discursiva, um produto de um conjunto de dizeres, aliás, de enunciados: ― Os enunciados diferentes em suas formas, dispersos no tempo, formam um conjunto quando se referem a um único e mesmo objeto ‖ ( FOUCAULT, 2004, p. 36), desse modo, os discursos são vários: ―Descrições quantitativas, narrações biográficas, demarcação, interpretação e recorte dos signos, raciocínio por analogia, dedução, estimativas estatísticas [...]‖ (ibidem, p. 56). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O poder do corpo invertido; uma análise sobre Diógenes, o cínico.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.