06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5715
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "Daquilo que nos atravessa, tensiona e transforma": usos de jogos didáticos sobre cultura afro-brasileira e práticas de experiência em ensino de História
Autor(es): Santana, Regina
Primeiro Orientador: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: O presente trabalho resulta das experiências de prática de ensino de história desenvolvidas no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) desenvolvido com tema: história e cultura afro-brasileira. Este projeto ressignifica o conhecimento de uma docente, por se tratar de um tema pouco estudado nas escolas. Problematiza a formação do professor de História e sua atuação em sala. Propondo assim uma análise sobre o ensino de História e as relações étnico-raciais. O projeto foi desenvolvido como uma proposta diferente ao ensino tradicional de História em sala de aula, tendo como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento histórico, alunos do 9º ano da Escola Estadual Delmiro Gouveia, na cidade Delmiro Gouveia-AL. Destaca como o desenvolvimento de novas linguagens, sendo esta a utilização de materiais lúdicos (em sua maioria confeccionados pelos próprios alunos da escola pública) em sala de aula, que possibilitam a interação dos alunos e uma avaliação de como esses alunos vêm se apropriando dos conteúdos estudados.
Abstract: The present work is a result of the experiences of practice of teaching history developed in the PIBID (Institutional Program of Initiation Scholarships) developed with the theme: Afro-Brazilian history and culture. This project re-signifies the knowledge of a teacher, because it is a subject rarely studied in schools. Problematizes the formation of the history teacher and his acting in the classroom. Thus proposing an analysis on the teaching of history and ethnic-racial relations. The project was developed as a proposal different from the traditional teaching of History in the classroom, having as active subjects in the process of construction of historical knowledge, students of the 9th grade of the Delmiro Gouveia State School in the city Delmiro Gouveia-AL. It highlights how the development of new languages, this being the use of play materials (mostly made by the public school students themselves) in the classroom, which enable the interaction of students and an assessment of how these students have appropriated the contents studied.
Palavras-chave: Educação - História
Cultura afro-brasileira
Ensino e aprendizagem
Ensino de História
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SANTANA, Regina. "Daquilo que nos atravessa, tensiona e transforma": usos de jogos didáticos sobre cultura afro-brasileira e práticas de experiência em ensino de História. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5715
Data do documento: 24-mai-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.