00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Matos , Junot Cornélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.creatorRamalho, Ellen Maianne Santos Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9486759216441150pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-01T18:33:18Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T18:33:18Z-
dc.date.issued2014-04-16-
dc.identifier.citationRAMALHO, Ellen Maianne Santos Melo. A filosofia e o filosofar como instrumentos para o saber pensar com autonomia. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5645-
dc.description.abstractHis paper discusses the issue of the teaching of philosophy as a curriculum subject in the Brazilian high school, aiming to answer the following problem: How can a teaching of philosophy in enabling the development of the ability to think independently? To answer this question we used the methodology to bibliographic search - having as reference the main theorists John Dewey (1959 and 2010), Matthew Lipman, ( 992.1995 and 1990 ), Deleuze and Guattari (1992 and 2006) - and field research. Thus we present a discussion on the reintegration of philosophy as a compulsory subject in high school curriculum, questioning their contributions to education and identify what teaching of philosophy could develop intellectual autonomy of learners. The main contribution that philosophy has to give education is to assist in the development of intellectual autonomy of the learner. We believe that intellectual autonomy is the cognitive ability of the student can develop which makes it a critical and creative agent in the construction of their own knowledge. It is the philosophical teaching of philosophy, one that can work through the philosophy through philosophizin, which can assist students in developing their intellectual autonomy, provide for the development of thinking skills that help in the formation of critical and creative subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino filosóficopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectPhilosophical Educationpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA filosofia e o filosofar como instrumentos para o saber pensar com autonomiapt_BR
dc.title.alternativePhilosophy and philosophize as tools to learn to think with autonomypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute a questão do ensino da filosofia como disciplina curricular no ensino médio brasileiro, tendo como objetivo responder ao seguinte problema: Como é possível um ensino de filosofia que possibilite o desenvolvimento do saber pensar com autonomia? Para responder a esta questão utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica - tendo como referenciais teóricos principais John Dewey, (1959 e 2010), Matthew Lipman, (1992,1995 e 1990);Deleuze e Guattari (1992 e 2006) - e pesquisa de campo. Assim, apresentamos a discussão sobre a reinserção da filosofia como disciplina obrigatória no currículo do ensino médio, questionando as suas contribuições à educação e identificamos qual ensino de filosofia poderia desenvolver a autonomia intelectual dos educandos. A principal contribuição que a filosofia tem a dar à educação é auxiliar no desenvolvimento da autonomia intelectual do educando. Entendemos que autonomia intelectual é a capacidade cognitiva que o discente pode desenvolver que o torna um agente crítico e criativo na construção do seu próprio conhecimento. É o ensino filosófico da filosofia, aquele que consegue trabalhar a filosofia através do filosofar, que consegue auxiliar os educandos no desenvolvimento de sua autonomia intelectual, por proporcionar o desenvolvimento de habilidades de pensamento que auxiliam na formação de sujeitos críticos e criativos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A filosofia e o filosofar como instrumentos para o saber pensar com autonomia.pdf651.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.