00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Veleida Anahi da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Angélica Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270655241134217pt_BR
dc.creatorBaía, Maria Angélica Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2645236250274699pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T19:20:52Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-26T19:20:52Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationBAÍA, Maria Angélica Correia. Juventudes e escolarização: um estudo de caso sobre o fenômeno da “repetência”. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5594-
dc.description.abstractThe present study aimed at analyzing the experiences with the process of "school repetition" of young students through their trajectories in schooling and youth status. The methodology used was a qualitative research, a case study carried out with students of two classes of the 3rd year of high school, one in the day shift and the other at night, in a public school in Maceió-Al. The young students subject to this study had in their pedagogical baggage a history of repetitions and consequently, it entailed a distortion of age / school grade. The choice of subjects was based on identifying how such a process occurred, aiming to understand the possible relations between this reality and the juvenile condition, the importance attributed to the school and its schooling process and, finally, what it would be for the researched to be a young "repeater". The study unfolded in the following central problematic: What are the meanings built on the phenomenon of "repetition" by two groups of young students enrolled in public high school in Maceió, in the day and night shifts? It is concluded from the research that although these young students have "repetition" histories they do not recognize themselves as different from the other students of their school; the condition of youth and the experience of entering the labor market impact the way they live and create expectations about schooling in the belief that this is a means to improve their quality of life; and finally that the senses built on "repetition" are present in their statements as an individual blame, and or as causality of external factors as a collateral factor of the social reality where they are insertedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectFenômeno da Repetênciapt_BR
dc.subjectCondição Juvenilpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectJuvenile Conditionpt_BR
dc.subjectPhenomenon of repetitionpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJuventudes e escolarização: um estudo de caso sobre o fenômeno da “repetência”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo realizar uma análise sobre as experiências com o processo de repetência escolar de jovens estudantes mediante suas trajetórias na escolarização e condição juvenil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com estudantes de duas turmas do 3º ano do ensino médio, uma no turno diurno e outra no noturno, em uma escola pública de Maceió-Al. Os/as jovens estudantes sujeitos desse estudo possuíam em sua bagagem pedagógica um histórico de repetência‖ e por conseguinte, acarretava em uma distorção idade/série escolar. A escolha dos sujeitos, pautou-se em identificar como ocorria tal processo almejando compreender as possíveis relações entre esta realidade e a condição juvenil, a importância que atribuíam a escola e seu processo de escolarização e, por fim, o que seria para os/as pesquisados ser um/a jovem repetente. O estudo desdobrou-se na seguinte problemática central: Quais as sentidos construidos sobre o fenômeno da ―repetência‖ por dois grupos de jovens estudantes matriculados no Ensino Médio pública de Maceió, nos turnos diurnos e noturnos? Conclui-se a partir da investigação que apesar destes/as jovens estudantes possuirem históricos de repetência eles/as não se reconhecem como diferentes dos demais estudantes de sua escola; a condição juvenil e a experiência com o ingresso ao mercado de trabalho impacta a forma com vivem e criam expectativa sobre a escolarização na crença de que esta seja um meio para melhoria de sua qualidade de vida; e por fim que os sentidos construídos sobre a repetência estão presentes em suas falas como uma culpabilização individual, e/ou como causalidade de fatores externos como fator colateral da realidade social onde se inserem.pt_BR
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