00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Cleide Jane de Sa Araujo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630pt_BR
dc.contributor.referee3Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.creatorSilva Neto, Geraldo Tomaz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5545900587429771pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T18:58:48Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-25T18:58:48Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Geraldo Tomaz da. Análise da evolução dos modelos mentais dos aprendizes de cinemática e dinâmica no cenário da aprendizagem baseada em problemas com auxílio de um ambiente de aprendizagem fundamentado na simulação. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem computacional do Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5561-
dc.description.abstractThe great difficulty presented by the students in the scope of the mathematical calculations generate great indices of reprobations in Physics. The Newtonian Mechanics presents itself as content of easy contextualization and applications to the daily life of the students. For example, the application of such a theme can be used when talking about traffic. Problems like car skidding and collisions due to distractions from drivers at the wheel are topics rich in applications of physics. Some pedagogical proposals such as Problem-Based Learning enable students to become active subjects in the construction of knowledge based on real learning situations. In this sense, the computational programming presents itself as a valuable tool in the matter of learning in problem solving. The present work aims to propose a set of mental models of Kinematics and Dynamics based on Problem Based Learning highlighting the evolution of such with the aid of learning programming. For this, data were collected by observing the activities of students in the second and third year of high school classes of a private school basic school within the stages established in Problem Based Learning. It was found that the students who were more familiar with the subject presented answers with better fundamentals within Physics. It was also evident that all the actions denoted in the programming were crucial for verifying the students about the conclusions in the resolutions of the problems. The results reinforce that when reflecting and solving problems through programming environments, students are motivated to participate directly in the construction of Kinematics and Dynamics knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente de programaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino contextualizado de cinemática e dinâmicapt_BR
dc.subjectProgramming environmentspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectContextual teaching of kinematics and dynamicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise da evolução dos modelos mentais dos aprendizes de cinemática e dinâmica no cenário da aprendizagem baseada em problemas com auxílio de um ambiente de aprendizagem fundamentado na simulaçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis if the evolution of the mental models of kinematic and dynamic apprenticeships in the problem-based learning scenario with aid of a simultaneous learning environmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades apresentadas pelos alunos no âmbito dos cálculos matemáticos geram índices de reprovações em Física. A Mecânica Newtoniana se apresenta como conteúdo de fácil contextualização e aplicações ao cotidiano dos alunos. Por exemplo, a aplicação de tal tema pode ser usada quando se fala sobre trânsito. Problemas como derrapagens de automóveis e colisões por distrações de motoristas ao volante são tópicos ricos em aplicações da Física. Algumas propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Problemas possibilita aos alunos se tornar sujeitos ativos na construção do conhecimento a partir de resoluções de situações reais de aprendizagem. Nesse sentido, a programação computacional apresenta-se como ferramenta valiosa no quesito da aprendizagem em resoluções de problemas. O presente trabalho tem como objetivo propor um conjunto de modelos mentais de Cinemática e Dinâmica baseados em Aprendizagem Baseada em Problemas, destacando a evolução dos tais com o auxílio da aprendizagem de programação computacional. Para isso foram coletados dados por meio de observação das atividades de alunos de turmas de segundo e terceiro ano do ensino médio de uma escola básica da rede privada dentro das etapas estabelecidas na Aprendizagem Baseada em Problemas. Constatou-se que os alunos que apresentavam maior familiaridade com o tema, apresentavam respostas com melhores fundamentos dentro da Física. Também ficou evidente que todas as ações denotadas no ato de programar foram cruciais para verificação dos alunos sobre as conclusões nas resoluções dos problemas. Os resultados reforçam que ao refletir e solucionar sobre problemas por meio dos ambientes de programação, os alunos ficam motivados para participar de forma direta na construção do conhecimento de Cinemática e Dinâmica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.