00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Leitura inferencial, compreensão leitora e diversidade de gêneros textuais: uma pesquisa-ação com alunos do Ensino fundamental II de uma escola pública
Título(s) alternativo(s): Leitura inferencial e compreensão leitora por meio da diversidade de gêneros textuais com alunos do Ensino fundamental de uma escola pública
Inferential reading, reading comprehension and diversity of textual genres: an action research with students of the Fundamental II of a public school
Autor(es): Cabral, Vanessa de Oliveira Silva Ferraz
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Janaina Paula de
metadata.dc.contributor.referee2: Borba, Valquíria Claudete Machado
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma intervenção pedagógica pautada num programa de leitura, focalizando a inferência como estratégia fundamental para a compreensão leitora entre 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, todos com distorção idade/série, de uma escola pública da periferia de Maceió, durante o ano letivo de 2018. Como professora de educação básica há mais de 20 anos, tenho constatado que os alunos das escolas públicas da rede estadual de Alagoas vêm apresentando um baixo rendimento em compreensão leitora, de acordo com os resultados apresentados pelas avaliações em larga escala. Diante dessas dificuldades, realizamos uma pesquisa-ação de cunho interventivo, considerando que é possível desenvolver a leitura significativa entre esses alunos, a fim de torná-los leitores mais proficientes. Segundo Solé (1998), a compreensão em leitura é um processo interno, cognitivo, mas que deve e pode ser ensinado, por meio de intervenções do professor, através da interação professor-aluno, do constante contato com o texto escrito, com atividades significativas de leitura abrangendo textos de diversos gêneros. Para isso, a fim de diagnosticar o nível de aprendizagem que os alunos já possuem, foram utilizados 2 testes CLOZE e 4 testes de compreensão com questões de múltipla escolha (TCQME). Assim, com o intuito de melhorar a compreensão leitora, foram realizadas diversas atividades de remediação com textos de diversos tipos e gêneros visando desenvolver estratégias de leitura e expandir o vocabulário dos alunos, possibilitando a ampliação dos processos cognitivos necessários à compreensão leitora. Os dados foram coletados por meio de instrumentos como questionários e testes de compreensão, cujos resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e são apresentados em forma de gráficos e tabelas. O suporte teórico da pesquisa baseou-se nos aspectos cognitivos da leitura, em estudos de pesquisadores como Kleiman (2008), Leffa (1996), Solé (1998), Silveira (2005, 2015), entre outros, além das Matrizes de Referência da Prova Brasil, e os indicadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ano de 2015. Os resultados mostraram que houve uma melhora significativa dos alunos no desempenho em leitura. As experiências didáticas indicaram ainda que tanto o Teste Cloze quanto o TCQME são instrumentos eficazes não só para avaliar a compreensão em proficiência, como também para desenvolver as estratégias de leitura.
Abstract: This research aimed to carry out a pedagogical intervention based on a reading program, focusing on inference as a fundamental strategy for the reading comprehension among 40 students of the 9th grade of Elementary School, all with age / grade distortion, from a public school in the periphery of Maceió, during the school year of 2018. As a teacher of basic education for more than 20 years, I have noticed that the students of the public schools of the state network of Alagoas have been presenting a low reading comprehension performance, according to the results presented by the evaluations in Large scale. Faced with these difficulties, we conducted an action research of an interventional nature, considering that it is possible to develop meaningful reading among these students, in order to make them more proficient readers. According to Solé (1998), reading comprehension is na internal, cognitive process, but it must and can be taught through teacher interventions through teacher-student interaction, constant contact with written text, meaningful activities covering texts of different genres. In order to diagnose the level of learning that students already have, 2 CLOZE tests and 4 comprehension tests with multiple choice questions (TCQME) were used. Thus, in order to improve reading comprehension, several remediation activities were carried out with texts of different types and genres, aiming at developing reading strategies and expanding the students' vocabulary, making possible the amplification of the cognitive processes necessary for reading comprehension. Data were collected through instruments such as questionnaires and comprehension tests, whose results were analyzed in a quantitative and qualitative way and are presented in the form of graphs and tables. The theoretical support of the research was based on the cognitive aspects of reading, in studies of researchers such as Kleiman (2008), Leffa (1996), Solé (1998), Silveira (2005, 2015), among others, besides the Reference Matrices Proof of Brazil, and the indicators of the IDEB (Basic Education Development Index) for the year 2015. The results showed that there was a significant improvement of students in reading performance. The didactic experiments indicated that both the Cloze Test and the TCQME are effective tools not only to evaluate comprehension in proficiency, but also to develop reading strategies.
Palavras-chave: Leitura – Estudo e ensino
Compreensão na leitura – Avaliação
Cognição
Raciocínio
Ensino fundamental
Reading - Study and teaching
Reading comprehension - Assessment
Cognition
Reasoning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: CABRAL, Vanessa de Oliveira Silva Ferraz. Leitura inferencial, compreensão leitora e diversidade de gêneros textuais: uma pesquisa-ação com alunos do ensino Fundamental II de uma escola pública. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5548
Data do documento: 26-mar-2019
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