00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5540
Tipo: Dissertação
Título: O jornal digital e outras práticas letradas : uma proposta de multiletramento no 6º. ano do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The digital newspaper and other literate practices: a proposal of multiletramento in the 6th. Year of Elementary Education
Autor(es): Basilio, Sandro de Lima
Primeiro Orientador: Pereira, Andrea da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Raquel La Corte dos
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Luiz Fernando
Resumo: Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos de Língua Portuguesa ao contexto social dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Maceió. Voltada para aspectos multimodais, esta proposta de letramento apresenta como problemas de pesquisa a metodologia docente tradicional e a necessidade de práticas letradas que possam, tendo por base a concepção social do letramento, aproximar os alunos da língua, escolhendo conteúdos para trabalho com leitura e escrita em sala de aula mais próximos de sua realidade. Levando em consideração esses problemas, a proposta pretende responder às seguintes perguntas: uma mudança de concepção de letramento como suporte para revisão da prática pedagógica pode contribuir para um contato mais significativo com a escrita? Quais as contribuições que a introdução do trabalho com a multimodalidade e com a tecnologia digital podem trazer para a produção escrita dos alunos? Como estimular uma discussão na escola envolvendo o contexto social do bairro? O objetivo principal da proposta pedagógica aplicada é trabalhar a cultura digital e outras atividades letradas na sala de aula para ampliar as práticas de letramento e promover interação social dos estudantes. Este trabalho tem como abordagem teórico-metodológica a etnografia no contexto escolar e os estudos do letramento em sua dimensão social e política, tal como propõe Street (2014). Os estudos da imagem conforme Barthes (1977), Kress e Van Leewen (2006), Gomes (2015), e multiletramentos Rojo (2012). Com os resultados, foi possível observar que os diversos tipos de textos escritos, os vídeos, fotos e áudios captados pelos alunos através dos celulares e publicados em um blog colaboram com uma percepção dos problemas sociais do bairro, além de contribuir com uma mudança de prática pedagógica docente. Os resultados também apontam para um excelente domínio dos estudantes aos recursos pedagógicos multimodais.
Abstract: This research discusses pedagogical practices that link the contents of Portuguese Language to the social context of students of the 6th grade of Elementary School in a public school located in Maceió. Aimed at multimodal aspects, this proposal of literacy presents as research problems the traditional teaching methodology and the need for literate practices that, based on the social conception of literacy, can bring the students closer to the language, choosing contents for work with reading and writing in the classroom closer to their reality. Taking into account these problems, the proposal intends to answer the following questions: Should a change in the conception of literacy as a support for the revision of pedagogical practice contribute to a more meaningful contact with writing? What contributions can the introduction of work with multimodality and digital technology bring to the students' written output? How to stimulate a discussion in the school involving the social context of the neighborhood? The main objective of the applied pedagogical proposal is to work the digital culture and other literate activities in the classroom to amplify the practices of literacy and to promote social interaction of the students. This work has as theoretical-methodological approach ethnography in the school context and studies of literacy in its social and political dimension, as proposed by Street (2014). The image studies according to Barthes (1977), Kress and Van Leewen (2006), Gomes (2015), and multiliteracies Rojo (2012). With the results, it was possible to observe that the different types of written texts, the videos, photos and audios captured by the students through cell phones and published in a blog collaborate with a perception of the social problems of the neighborhood, besides contributing with a change of practice pedagogical teaching. The results also point to an excellent mastery of students to multimodal pedagogical resources.
Palavras-chave: Etnologia
Jornal eletrônico
Letramento digital
Letramento - Ensino fundamental
Ethnology
Digital newspaper
Digital literacy
Primary school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: BASÍLIO, Sandro de Lima. O jornal digital e outras práticas letradas: uma proposta de multiletramento no 6º. ano do Ensino fundamental. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5540
Data do documento: 28-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.