00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: O estilo profissional docente: a interferência do IDEB na atividade de duas professoras em Maceió- AL
Título(s) alternativo(s): The professional teaching style: the interference of the IDEB in the activity of two teachers in Maceió- AL
Autor(es): Rosário, Elaine de Holanda
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Limeira, Ana Cristina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee3: Franzoi, Naira Lisboa
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Isabela Rosália lima de
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de investigar quais as possíveis influências do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estilo profissional de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Maceió – AL. As reflexões foram realizadas a partir de Vigotski e suas categorias de análise – mediação, atividade, consciência e pensamento e linguagem – e da Clínica da Atividade de Yves Clot e suas categorias de análise – Atividade Real e Real da Atividade, Gênero e Estilo e Poder de Agir. Temos como contexto duas escolas públicas de Ensino Fundamental da rede municipal de Maceió – AL: uma com IDEB considerado alto e outra com IDEB considerado baixo. Este estudo é de natureza qualitativa; as técnicas utilizadas foram: entrevistas de histórias de vida das docentes participantes da pesquisa, sessões de observações, filmagens e autoconfrontações simples. Esta pesquisa busca destacar os variados aspectos da atividade de cada docente, além de ressaltar as peculiaridades dos diferentes contextos escolares, buscando avaliar em que medida se revelam importantes para os resultados discrepantes no IDEB. As análises apontam que a professora que atua na escola com alto IDEB busca adequar seu estilo profissional ao IDEB. Ela considera o índice positivo como referência de qualidade do seu trabalho. A professora que atua na escola com baixo IDEB não desenvolve diretamente seu estilo profissional tendo o IDEB como referência e, apesar de criticar o índice enquanto critério medidor de qualidade da educação, vê-se na obrigação de aplicá-lo.
Abstract: This research had as objective to investigate the possible influences of the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) (Basic Education Development Index) in the professional style of two teachers of the initial years of Elementary School of the public school system of Maceió (Alagoas estate). The reflections were made from Vygotsky and his categories of analysis – mediation, activity, consciousness and thought and language – and the Clinic of the Activity of Yves Clot and his categories of analysis – Real Activity and Actual Activity, Gender and Style and Power of acting. We have as context two public elementary schools of the public school system of Maceió: one with IDEB considered high and another with IDEB considered low. This study is qualitative in nature; the techniques used were: interviews of life stories, observation sessions, filming and simple self-confronts. This research seeks to highlight the different aspects of the activity of each teacher, besides highlighting the peculiarities of the different school contexts, trying to evaluate to what extent they are important for the divergent results in the IDEB. The analyzes indicate that the teacher who works in the school with high IDEB seeks to adapt her professional style to the IDEB. She considers the positive index as a quality reference for her work. The teacher who works in the school with low IDEB does not directly develop her professional style having the IDEB as a reference and, despite criticizing the index as a criterion of quality of education, she is obliged to apply it.
Palavras-chave: Atividades docente
Professores de Ensino fundamental – Método de ensino
Índice de desenvolvimento da educação básica
Avaliação educacional
Escolas públicas – Alagoas
Teaching activities
Teachers of Elementary School - Method of teaching
Index of development of basic education
Educational evaluation
Public Schools - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSÁRIO, Elaine de Holanda. O estilo profissional docente: a interferência do IDEB na atividade de duas professoras em Maceió- AL. 2019. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5533
Data do documento: 20-fev-2019
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