00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Bortolossi, Humberto José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1032454150925984pt_BR
dc.creatorLós, Dayvid Evandro da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128596918486728pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T19:37:18Z-
dc.date.available2019-06-04-
dc.date.available2019-07-18T19:37:18Z-
dc.date.issued2019-05-02-
dc.identifier.citationLÓS, Dayvid Evandro da Silva. Combesq: uma proposta de objeto de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de análise combinatória. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5480-
dc.description.abstractThe teaching and learning of combinatorial analysis in basic education is regarded as a problem area by both teachers and students. In this context, this work presents the development of a learning tool, called CombEsq, whose main objective is to assist students and teachers in the teaching and learning of combinatorial analysis. The main goal of the proposed tool is to soften the main learning problems discussed in several academic researches, namely: the difficulty of the students in interpreting the problem, the identification of types of grouping and the creation of new strategies to encourage the teacher in the teaching that content. In order to accomplish this goal, we constructed CombEsq using a technical approach based on authors who study the technical requirements that a learning tool must have and also based on a pedagogical approach which relies on a methodology of problem solving. As a way to validate the strategies carried out, a group of teachers of basic education was selected to evaluate the tool based on some criteria. As a result, we present some discussions about the construction of CombEsq with emphasis on the pedagogical aspect and the analysis of the data collected in the validation phase based on the categories such as mathematical content, usability, interface and interactive resources, whether it provides assistance to users, pedagogical focus and suggestions of the users, with some highlights observed by teachers, such as: the ease of using CombEsq, the tips and feedbacks presented with the intention to aid the learning and the opportunity that CombEsq gives by diversifying the strategies of teaching combinatorial analysis, area with few resources available.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise combinatória (Matemática)pt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectCombinatorial Analysis (Mathematics)pt_BR
dc.subjectTechnology and educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqLearning Objectspt_BR
dc.titleCombesq: uma proposta de objeto de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de análise combinatóriapt_BR
dc.title.alternativeCombesq: a proposal of learning object for the teaching and learning of combinatorial analysispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino e aprendizagem de análise combinatória na educação básica é tido como uma área problemática por professores e alunos. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, chamado CombEsq, que tem como principal objetivo auxiliar alunos e professores no ensino e aprendizagem de análise combinatória, buscando amenizar os principais problemas de aprendizagem discutidos em diversas pesquisas acadêmicas, a saber: a dificuldade dos alunos em interpretar o problema, a identificação dos tipos de agrupamento e a criação de novas estratégias para incentivar o professor no ensino do referido conteúdo. Para isso, fundamentamos a construção do CombEsq a partir de uma abordagem técnica baseada em autores que estudam os requisitos técnicos que um objeto de aprendizagem deve possuir e também a partir de uma abordagem pedagógica fundamentada em uma metodologia de resolução de problemas. Como forma de validação das estratégias realizadas, foi selecionado um grupo de professores da educação básica para avaliar a ferramenta com base em alguns critérios. Como resultado, apresentamos algumas discussões a respeito da construção do CombEsq com ênfase no aspecto e pedagógico e as análises dos dados coletados derivados da validação com base nas categorias conteúdo matemático, usabilidade, interface e recursos interativos, prover auxílio a usuários, foco pedagógico e sugestões dos sujeitos pesquisados, com alguns destaques observados pelos professores, tais como: a facilidade de usar o CombEsq, as dicas e feedbacks apresentados com intenção de auxiliar a aprendizagem e a oportunidade que o CombEsq dá ao diversificar as estratégias de ensino de análise combinatória, área com poucos recursos disponíveis.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Combesq uma proposta de objeto de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de análise combinatória.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.